A NTT DATA, líder global em soluções digitais e serviços de TI, e a Cisco anunciaram o lançamento do IDC InfoBrief Wired for Intelligence: A CIO Guide to Enterprise Networking for AI. O estudo, patrocinado pelas duas empresas, orienta líderes de tecnologia sobre como modernizar a infraestrutura de rede para acelerar a transformação orientada por inteligência artificial (IA).
Com a rápida adoção da IA em setores como manufatura, saúde e serviços financeiros, cresce a necessidade de redes de alta velocidade, baixa latência e segurança avançada. Arquiteturas legadas já não conseguem suportar a escala e a complexidade das cargas de trabalho modernas.
“Como líderes de mercado, a NTT DATA e a Cisco estão bem posicionadas para ajudar os clientes a modernizar as bases de sua infraestrutura digital para a era da IA. A rede atua como um catalisador para o crescimento, permitindo que as organizações explorem novas capacidades e alcancem a transformação empresarial orientada por IA em escala”, afirma Dilip Kumar, Head Global de Soluções de Tecnologia da NTT DATA, Inc.
A rede como alavanca para inovação
O estudo mostra que mais de 78% das empresas consideram os recursos de rede importantes ou muito importantes ao contratar fornecedores de infraestrutura para IA generativa. Esse dado reforça o papel da rede como um elemento central para gerenciar e proteger cargas de trabalho de IA, além de suportar treinamentos, inferência e armazenamento em grande escala.
“A modernização da rede é hoje um ponto crítico para setores como manufatura, saúde e serviços financeiros, que já utilizam IA em suas operações com intuito de garantir conectividade segura e redução de custos. Ao lado da Cisco, mostramos que a rede pode deixar de ser um gargalo e se tornar a alavanca para uma transformação digital sustentável e orientada por dados para criar experiências digitais mais seguras e gerar valor em escala”, afirma Augusto Panachão, vice-presidente de Soluções e Tecnologia da NTT DATA Iberia, International Organisations, LATAM.
Brink Sanders, Vice-Presidente Sênior de Vendas de Redes Globais da Cisco, reforça que a modernização vai além da troca de hardware. “A modernização da rede vai além da substituição de hardware obsoleto — trata-se de permitir que as empresas liderem em um mundo orientado por IA. Nossa parceria com a NTT DATA oferece aos clientes a tecnologia e a expertise necessárias para construir redes seguras e conectadas.”
Superando os desafios das redes legadas
Segundo o IDC InfoBrief, a modernização de redes também integra IA nas operações, com configuração automatizada, detecção de anomalias, autocorreção e monitoramento inteligente. Isso garante maior eficiência, acelera a resolução de problemas e melhora a experiência do usuário.
“Sua rede determinará o sucesso ou fracasso da transformação com IA. É essencial superar os desafios das tecnologias legadas de rede. Este IDC InfoBrief oferece um roteiro para que as organizações deixem de ver a rede como uma barreira e passem a utilizá-la como uma alavanca competitiva”, disse Chris Barnard, Vice-Presidente de Telecomunicações e Infraestrutura na Europa, IDC.
Serviços inteligentes para redes de próxima geração
A NTT DATA complementa o estudo com seu portfólio de serviços inteligentes para modernização de infraestrutura digital. Esses serviços abrangem todo o ciclo de vida, da consultoria estratégica ao gerenciamento de redes, incluindo arquitetura, implantação, automação com IA e otimização de licenças.
Recentemente, a empresa apresentou serviços de infraestrutura definida por software (SDI) com IA para produtos Cisco. A solução aplica automação inteligente e insights em tempo real para reduzir custos, otimizar recursos e impulsionar resultados de negócios.





