A WK, software house brasileira com mais de 40 anos de mercado e mais de 4 mil clientes ativos, anunciou a aquisição de ativos da Microton (MT). A operação faz parte de um plano de investimentos superior a R$ 20 milhões que será executado até dezembro de 2026, abrangendo pesquisa e desenvolvimento, expansão comercial e criação de novos produtos.
“Trata-se do primeiro ciclo de uma jornada que mira o objetivo estratégico de alcançar R$ 500 milhões em faturamento em 2034”, afirma Marcio Tomelin, diretor de Produto e Mercado da WK.
Integração dos módulos Fiscal e Patrimonial
Parceira de longa data, a Microton já era responsável pelos módulos Fiscal e Patrimonial do ERP WK Radar. O asset deal inclui a transferência de propriedade intelectual e código-fonte, a cessão de contratos e a incorporação da equipe da MT à estrutura da WK. Com isso, a empresa passa a controlar integralmente o roadmap, o pricing e o go-to-market desses módulos, além de capturar 100% da receita associada.
“Estamos dando um passo decisivo para oferecer a melhor plataforma para Gestão, Compliance e Automações para a Reforma Tributária do Brasil. Ao internalizar ativos críticos e unificar times e tecnologias, ganhamos velocidade, qualidade e autonomia para inovar”, reforça Tomelin.
Plataforma AI-native para Reforma Tributária
A WK também avança na construção de uma nova plataforma tecnológica AI-native, voltada inicialmente à Reforma Tributária. As soluções serão integradas ao ERP WK Radar, com arquitetura cloud-first e orientação por dados, em parceria com especialistas e mentoria de mercado, como a Gartner.
“O módulo Fiscal será integrado à nova base tecnológica, centrada no usuário e na experiência do cliente, para aderir plenamente à Reforma Tributária, enquanto o Patrimonial avança com evolução funcional e técnica contínuas. Ao unificar desenvolvimento, CI/CD e suporte em um único fluxo, estabelecemos uma jornada completa, apoiada por dados e IA, que antecipa necessidades, reduz o tempo até a geração de valor e entrega uma experiência fluida e sem atritos em todos os pontos de contato”, explica Denilson Nogueira, diretor de Tecnologia da WK.
Nos últimos dois anos, a companhia já lançou soluções de gestão financeira inteligente com IA embarcada e prevê novos recursos, incluindo um agente de IA especialista no ERP WK Radar para apoiar clientes no uso do sistema com maior assertividade.
Estratégia de crescimento e governança
Além da transformação tecnológica, a WK ingressou no programa Parceiros para Excelência (PAEX), da Fundação Dom Cabral, para fortalecer governança e competitividade. A empresa também amplia sua rede de canais e parceiros tecnológicos, priorizando soluções nativas integradas ao ERP WK Radar e sustentadas por um modelo de negócios em plataforma.
A expectativa é que a integração total dos ativos da Microton ao ecossistema WK esteja concluída até outubro de 2025, garantindo continuidade de atendimento a clientes e parceiros, além de melhorias no suporte e na atualização regulatória.





