sexta-feira, 14 de novembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

A nova fronteira da IA: como transformar dados em valor real para os negócios

Filipe Cotait, CEO da Stefanini Data & Analytics, mostra como IA generativa pode gerar resultados reais e ROI nas empresas.

IT Section Por IT Section
24/09/2025 - 16:08
A A
0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharPostar

Se antes a inteligência artificial era um diferencial competitivo reservado a poucos, hoje ela se tornou o centro das estratégias das empresas que querem crescer com relevância e sustentabilidade. No entanto, a jornada para capturar o real valor dessa tecnologia continua sendo desafiadora.

Segundo o mais recente estudo do MIT, The GenAI Divide: State of AI in Business 2025, apenas 5% dos projetos de IA generativa conseguem acelerar o crescimento da receita das organizações. Os outros 95% falham em demonstrar impacto direto. A pergunta, então, deixa de ser “se” a IA é o caminho — e passa a ser como torná-la eficaz no contexto do negócio.

A hiperpersonalização, hoje, não é mais uma ambição de longo prazo. Ela já acontece. Casos de empresas como o da VR, com o projeto Recomenda, ou da Porto, com iniciativas premiadas de marketing analytics, mostram que, com uma arquitetura de dados robusta, governança adequada e tecnologias como machine learning e automação, é possível construir experiências relevantes, escaláveis e com retorno sobre investimento.

Dados de mercado reforçam essa tendência. De acordo com o Gartner, até 2026, mais de 80% das empresas que investirem em arquiteturas de dados modernizadas e integradas terão desempenho superior à concorrência em termos de crescimento e lucratividade.

Já a IDC aponta que os investimentos globais em inteligência artificial devem ultrapassar US$ 500 bilhões até 2027, sendo que as áreas mais impactadas incluem serviços financeiros, varejo, saúde e manufatura.

Esses números evidenciam uma mudança estrutural: empresas que estão colhendo os frutos da IA são aquelas que tratam dados como ativos estratégicos, que integram suas iniciativas de tecnologia às decisões de negócio e que colocam o cliente no centro.

Na Livelo, por exemplo, a estruturação de uma base integrada de dados permite não só entender o perfil dos usuários, mas oferecer produtos personalizados com precisão. Já na Vivo, a IA está presente desde o desenvolvimento de soluções até o atendimento ao cliente. Essas aplicações mostram que, para destravar o valor da IA, não basta implementar tecnologia: é preciso uma mudança de mentalidade.

Envolve TI, marketing, operações, compliance, pessoas. Exige liderança engajada, cultura voltada à experimentação, clareza nos objetivos e, acima de tudo, foco na execução.

O hype já passou. Agora é hora de mostrar resultado.

*Por Filipe Cotait, CEO da Stefanini Data & Analytics.

Tags: IA generativaInteligência ArtificialStefanini Data & Analytics
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Divulgação
Opinião

O custo invisível dos falsos positivos: quando o excesso de alertas compromete a segurança digital

Foto: Divulgação
Opinião

Como a tecnologia está profissionalizando o trabalho autônomo no Brasil

Foto: Divulgação
Opinião

Automação financeira: o avanço necessário para elevar a maturidade e a governança nas organizações

Próximo Artigo
Foto: Divulgação

IA não é um destino, e sim, uma jornada!

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

Red Hat atualiza programa de parceiros com novos módulos e benefícios

Foto: Canva

Cloud computing gera oportunidades no setor

Foto: Divulgação

Nuvemshop anuncia nova diretora global de pessoas e cultura

Trending

Foto: Divulgação

O profissional de TI é o talento humano que dá sentido à Inteligência Artificial

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Canva

Senior Sistemas adquire a Konviva para fortalecer oferta de educação corporativa

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Divulgação

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Canva

DXC lança Xponential, modelo que acelera adoção de IA em larga escala

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.