A Alcatel-Lucent Enterprise (ALE) anunciou o lançamento do OmniVista Terra, um sistema de gerenciamento de rede local (Network Management System – NMS) projetado para ampliar a eficiência, a segurança e a escalabilidade das operações de TI. O lançamento foi realizado em setembro, em Colombes, na França.
O OmniVista Terra chega como complemento ao OmniVista Cirrus, solução baseada em nuvem da ALE, oferecendo as mesmas funcionalidades em um ambiente local. Essa característica atende às demandas de setores que precisam de controle interno e maior conformidade regulatória, como transporte, energia e utilities, saúde e defesa.
Operações de rede assistidas por IA
Entre os diferenciais da nova solução está o uso de inteligência artificial para simplificar tarefas do dia a dia. A interface baseada em chatbot com IA permite que administradores de rede utilizem linguagem natural para obter respostas imediatas, orientações de configuração e suporte na resolução de problemas.
O OmniVista Terra também se integra ao OmniVista Network Advisor, ferramenta AIOps da ALE, que auxilia na gestão de incidentes, identificação de causas-raiz e mitigação de falhas em toda a rede.
Observabilidade e insights de desempenho
Outro destaque é a capacidade de observabilidade, que garante dados em tempo real sobre desempenho da rede, qualidade da experiência dos usuários e status dos dispositivos. A solução oferece análises históricas que facilitam a identificação de problemas e ajudam equipes de TI a gerenciar ambientes complexos com mais eficiência.
A integração com soluções de segurança e redes privadas 5G, como Versa e Celona, amplia o controle e a visibilidade sobre toda a infraestrutura de rede do cliente.
Gestão unificada e segurança reforçada
O OmniVista Terra e o OmniVista Cirrus funcionam como um conjunto unificado para administração de redes, integrando switches, pontos de acesso wireless, IoTs, Celona Private 5G e Versa SD-WAN e SASE. Essa abordagem garante políticas de segurança consistentes e gerenciamento centralizado.
“O OmniVista Terra estende os benefícios de visibilidade, controle e segurança incomparáveis da rede para implantações locais”, afirma Stephan Robineau, vice-presidente executivo da Divisão de Redes da Alcatel-Lucent Enterprise.













