A Angola Cables, operadora global de serviços de TIC, soluções digitais e conectividade de rede, anunciou nesta segunda-feira, 29 de setembro, a nomeação de Samuel Carvalho, atual Diretor de Marketing e Produto, como novo CEO da TelCables Europe.
Carvalho continuará a liderar a estratégia global de marketing e desenvolvimento de produtos do grupo para todos os mercados, incluindo o Brasil, e acumulará a função de CEO da operação europeia. O desafio será consolidar a TelCables Europe como a “Ponte Digital do Atlântico”, conectando operadoras, provedores de conteúdo e empresas no continente europeu a mercados estratégicos nos EUA, América Latina, África e Oriente Médio por meio de cabos submarinos e rotas diretas e diversificadas.
Plataforma neutra e integrada de conectividade
Segundo Carvalho, a subsidiária europeia terá papel fundamental na oferta de soluções de alta performance.
“A TelCables Europe funcionará como uma plataforma neutra e integrada de aceleração, pela via de parcerias com operadores do lado das Américas, África e Europa ofereceremos soluções de conectividade de data center para data center, integração cloud-to-cloud, IP trânsito de baixa latência Europa para Brasil América do Norte e África com portfólio de interconexão mais alargado de sempre — desde infraestrutura física até soluções multi-cloud e híbridas.”
Lisboa como porta de entrada digital
A presença em Lisboa reforça a relevância estratégica da capital portuguesa para o tráfego internacional de dados. “A operação da TelCables Europe situada em Lisboa reforça nossa estratégia de expansão e o compromisso de disponibilizar rotas seguras, escaláveis e alternativas a operadores não só em Lisboa, na porta de entrada da Europa, mas também criando pontes de conexão do Brasil com Países do Norte e Centro da Europa, numa clara resposta ao aumento da demanda global por tráfego de dados que verificamos do Brasil para a Europa. Nosso objetivo é oferecer mais flexibilidade e resiliência para o tráfego que conecta África, Oriente Médio, Europa e EUA, utilizando os sistemas SACS, MONET e sistemas parceiros EllaLink, Exa, entre outros”, afirma Carvalho.
Apoio da liderança global
Para Ângelo Gama, CEO do Grupo Angola Cables, a escolha de Carvalho representa um passo estratégico para o crescimento da subsidiária. “O profundo conhecimento de Samuel sobre o mercado europeu de telecomunicações, aliado à sua visão de negócio e experiência em operações globais, fazem dele o líder ideal para impulsionar o crescimento da TelCables Europe e consolidar nossa posição como operador global de redes e líder em conectividade no Atlântico.”
Conexão além dos grandes hubs
Ao comentar os próximos passos, Carvalho destacou o papel crescente dos novos polos de conectividade na Europa. “É uma honra liderar a TelCables Europe neste momento de entrada no mercado, onde os edge Hubs de conectividade Europeus e o número de Data Centers em crescimento de dados em cada vez mais cidades Europeias fora dos tradicionais FLAP – D (Frankfurt, Londres, Amsterdã e Paris) é crucial para o setor e para a ligação Europa-Américas. Estou motivado a trabalhar para acelerar o crescimento da empresa e atender às necessidades de conectividade de nossos clientes na Europa e em todo o Atlântico.”













