A TP-Link, líder global em conectividade, tornou-se parceira do Projeto Retrofit Hotéis, iniciativa do Portal do Hoteleiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP). O projeto conta ainda com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e do Plano Brasis, da Embratur, e tem como objetivo modernizar hotéis brasileiros, unindo tecnologia, sustentabilidade e eficiência operacional.
Por meio da linha Omada, voltada ao mercado B2B, a TP-Link fornecerá soluções de rede corporativa com gerenciamento centralizado em nuvem, garantindo conectividade confiável e escalável aos empreendimentos participantes.
Crescimento do turismo e demanda por infraestrutura moderna
O Brasil registrou, em 2024, um aumento de 12,6% no número de turistas estrangeiros, totalizando 6,66 milhões de visitantes e movimentando US$ 7,3 bilhões, segundo dados da Embratur. Para 2026, a expectativa é alcançar 8 milhões de turistas.
Com a expansão do turismo, cresce também a necessidade de infraestrutura moderna e experiências de hospedagem alinhadas às expectativas globais. O Projeto Retrofit Hotéis oferecerá consultoria gratuita para analisar as necessidades de cada hotel, unindo integradores de tecnologia e fornecedores como a TP-Link para implementar soluções de automação e conectividade.
Marcos Vilas Boas, presidente da ABIH-SP, afirma: “A TP-Link alia qualidade e excelência em conectividade à credibilidade de seus projetos. Seu papel será contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável de um setor que lidera a geração de empregos e já representa quase 10% do PIB de São Paulo, segundo dados do CIET”.
Ismael Mota, recém-nomeado gerente de desenvolvimento de negócios da TP-Link Brasil para o setor hoteleiro, comenta: “Atualmente, a conectividade é tão essencial quanto a energia e a água, mas diversos hotéis ainda não avaliam a qualidade e a importância desse serviço. Nosso desafio será mostrar que investir em tecnologia gera valor real ao negócio, entregando uma experiência que o hóspede e os administradores esperam, mesmo que o hotel ainda não tenha percebido”.
Renato Pardo, CEO da Net4guest, integrador de soluções Omada, reforça: “Tão importante como a boa localização do empreendimento hoteleiro, o conforto do colchão e a qualidade do chuveiro, agora, cada vez mais a conectividade para acesso à Internet constitui prioridade sob a ótica dos hóspedes”.
Benchmark nacional em automação hoteleira
O Projeto Retrofit Hotéis foca na modernização de unidades de lazer, negócios e eventos, priorizando redução de custos operacionais, práticas sustentáveis e atendimento humanizado. Um dos destaques é o showroom instalado no Sheraton São Paulo WTC Hotel, funcionando como laboratório vivo para testes de automação e conectividade.
Segundo Mota, “considerando que São Paulo é a região com a maior oferta do segmento, construiremos com essa aliança um benchmarking nacional, que promoverá o acesso às melhores práticas de automação para estabelecimentos de diferentes perfis”.













