A OpenAI e quatro subsidiárias da Samsung – Samsung Electronics, Samsung SDS, Samsung C&T e Samsung Heavy Industries – anunciaram uma carta de intenções para uma parceria estratégica. O objetivo é acelerar o desenvolvimento da infraestrutura global de data centers de inteligência artificial (AI) e criar novas tecnologias nos setores de semicondutores, serviços em nuvem, construção naval e soluções marítimas.
A cerimônia de assinatura ocorreu na sede corporativa da Samsung, em Seul, com a presença de Young Hyun Jun, CEO da Samsung Electronics, Sung-an Choi, CEO da Samsung Heavy Industries, Sechul Oh, CEO da Samsung C&T, e Junehee Lee, CEO da Samsung SDS.
O papel da Samsung Electronics
A Samsung Electronics atuará como parceira estratégica de memória da OpenAI para a Stargate, iniciativa global da empresa de AI. A demanda projetada da OpenAI pode chegar a 900.000 wafers de DRAM por mês, e a Samsung contribuirá com sua linha de soluções de memória de alto desempenho e eficiência energética.
A companhia também oferece tecnologias em lógica, fundição e empacotamento avançado de chips, além de integração heterogênea entre memória e semicondutores de sistema, elementos que poderão fornecer soluções exclusivas para a OpenAI.
Samsung SDS e os data centers de AI
A Samsung SDS firmou uma potencial parceria para colaborar no design, desenvolvimento e operação dos data centers de AI Stargate. A empresa também poderá oferecer consultoria, implantação e gestão para companhias que buscam integrar os modelos de AI da OpenAI em seus sistemas internos.
Outro ponto relevante foi o acordo de revenda assinado pela Samsung SDS para disponibilizar os serviços da OpenAI na Coreia. A estratégia prevê apoio a empresas locais na adoção do ChatGPT Enterprise.
Data centers flutuantes e inovação marítima
A Samsung C&T e a Samsung Heavy Industries vão trabalhar com a OpenAI no desenvolvimento de data centers flutuantes, considerados alternativas sustentáveis aos modelos tradicionais. Essas estruturas podem reduzir custos de resfriamento, mitigar a escassez de terrenos e diminuir emissões de carbono, embora ainda enfrentem desafios técnicos para ampla adoção.
Além disso, as duas empresas planejam explorar novas frentes, como usinas de energia flutuantes e centros de controle marítimos voltados para infraestrutura digital.
Estratégia nacional e transformação empresarial
A Samsung destacou que essa parceria também reforça o objetivo da Coreia de se posicionar entre as três principais nações em inteligência artificial. A empresa avalia ainda expandir o uso do ChatGPT em seus ambientes internos para acelerar a transformação digital.













