A Qlik, líder global em integração e qualidade de dados, analytics e inteligência artificial (IA), anunciou o lançamento de sua nova região de nuvem no Brasil, hospedada na Amazon Web Services (AWS). A iniciativa tem como objetivo impulsionar a economia digital brasileira ao permitir que empresas e instituições públicas operem soluções Qlik localmente, com total conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com a operação local, a Qlik reduz significativamente a latência e melhora o desempenho de cargas de trabalho intensivas em dados, beneficiando especialmente setores como serviços financeiros, administração pública, energia, agricultura e saúde.
“À medida que o Brasil avança rapidamente em sua transformação digital, as organizações enfrentam uma pressão crescente para fornecer recursos de IA seguros e em conformidade, sem comprometer o desempenho”, diz Mike Capone, CEO da Qlik. “Nossa região de nuvem no Brasil apoia as organizações conforme a ampliação de suas iniciativas de IA, permitindo a conformidade com a LGPD e capacitando-as a explorar todo o potencial da IA dentro das fronteiras nacionais.”
Infraestrutura local e foco em segurança de dados
O lançamento responde à crescente necessidade de infraestrutura local capaz de atender aos requisitos regulatórios do país e superar desafios de latência geográfica. Com a nova região, as organizações poderão executar aplicações críticas de IA e analytics com maior velocidade, confiabilidade e segurança.
Entre os principais benefícios, estão:
- Conformidade total com a LGPD, garantindo a localização e privacidade dos dados;
- Redução de latência e melhor desempenho em cargas de trabalho de IA e analytics;
- Suporte local especializado para impulsionar a economia digital e a inovação nacional.
“Nossos clientes no Brasil têm sido claros quanto à necessidade de uma infraestrutura de nuvem local capaz de suportar operações altamente regulamentadas e sensíveis a dados em escala”, explica Olimpio Pereira, Country Manager da Qlik Brasil. “A região de nuvem dedicada da Qlik no Brasil atende diretamente a essas necessidades, ajudando instituições públicas e empresas privadas a alavancar a IA de forma mais eficaz, ao mesmo tempo em que possibilita conformidade regulatória, acesso mais rápido a insights e melhoria na prestação de serviços digitais em todo o país.”
Casos de uso e impacto em setores estratégicos
A nova região de nuvem da Qlik é capaz de suportar casos de uso críticos, com destaque para:
- Serviços financeiros, com aprimoramento da modelagem de risco, detecção de fraudes e conformidade regulatória;
- Setor público, com aplicações de IA seguras que melhoram a governança e o atendimento ao cidadão;
- Energia e agricultura, com integração de dados em tempo real e apoio à sustentabilidade.
“A Anatel entende como muito importante o investimento da Qlik na infraestrutura de nuvem no Brasil, pois está alinhado com nossos objetivos de aproveitar soluções de analytics e IA seguras, em conformidade e de alto desempenho”, afirma Gustavo Nery, Superintendente de Gestão Interna da Informação da Anatel. “A possibilidade de processar dados localmente amplia nossas capacidades operacionais, nos ajuda a cumprir as políticas, diretrizes e as normas relacionadas, a exemplo da LGPD, de forma mais eficaz, e permite que possamos fornecer insights valiosos para todas as equipes da Agência e dados mais qualificados para toda a sociedade brasileira.”
Contribuição para o ecossistema digital brasileiro
Além de impulsionar o uso seguro e eficiente de IA no país, a nova região da Qlik no Brasil fortalece o ecossistema tecnológico nacional por meio da geração de empregos locais em integração de dados, analytics e suporte, expansão de parcerias com provedores regionais e oferta de atendimento e treinamento em português.













