A Leega, consultoria brasileira especializada em transformação digital, inteligência artificial, data analytics e cloud, concluiu a migração completa do ambiente de dados do Grupo Ri Happy para o Google Cloud Platform (GCP). Com mais de 9.900 horas dedicadas ao projeto em sete meses, a empresa entregou a iniciativa com alto padrão técnico e qualidade.
Segundo Franz Ribeiro, gerente de contas da Leega, o projeto envolveu a transição do Data Warehouse da Oracle Cloud (OCI) para o BigQuery, visando ganhos significativos em performance, capacidade de processamento e redução de custos operacionais. “A adoção do BigQuery trouxe escalabilidade automática, alto desempenho em consultas analíticas e eliminação da necessidade de gerenciamento de infraestrutura, mantendo total compatibilidade com as ferramentas já utilizadas pelo Grupo Ri Happy”, afirma.
Arquitetura moderna e sustentável
Marcus Vinicius Maia, gerente de Dados & Analytics da Ri Happy, destaca que a mudança foi estratégica. “Buscávamos uma arquitetura moderna e sustentável, que acompanhasse o crescimento da empresa e possibilitasse decisões mais ágeis e orientadas por dados. A Leega foi uma parceira eficiente, que entregou com qualidade e presteza todas as etapas do projeto”, ressalta.
Com a nova arquitetura, o Grupo Ri Happy fortalece governança, rastreabilidade e segurança dos dados, além de aprimorar a experiência dos usuários de negócio. Os dashboards em Power BI agora consomem dados diretamente da GCP, permitindo consultas mais rápidas e decisões mais assertivas.
Detalhes da migração
Segundo Wesley Panza, gerente de Operações da Leega Consultoria, durante o processo foram migrados cerca de 5 TB de dados e 2.489 artefatos, incluindo processos de carga, objetos de banco de dados e dashboards em Power BI. Cerca de 200 processos desenvolvidos em Talend foram modernizados para operar nativamente no BigQuery, e a orquestração foi reestruturada no Rundeck para garantir estabilidade e organização entre fluxos antigos e novos.
Caminho aberto para inovação
A modernização também possibilita o uso de machine learning e inteligência artificial generativa, graças à integração nativa da Google Cloud com ferramentas avançadas de dados. “O novo ambiente está preparado para sustentar o crescimento do Grupo Ri Happy. Hoje, contamos com uma base robusta, ágil e segura para transformar dados em valor real para o negócio”, conclui Maia.













