segunda-feira, 1 de dezembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

A AI está redesenhando as relações humanas?

Rodrigo Resende, CEO da Chaintech, analisa como a IA transformadora impacta trabalho, relações e ética na sociedade atual.

IT Section Por IT Section
13/10/2025 - 16:10
A A
0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharPostar

A humanidade vive hoje um marco histórico semelhante ao que viveu durante a Revolução Industrial, a popularização da internet ou a descoberta da penicilina. Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), especialmente a IA generativa, notamos que ela não é apenas uma ferramenta tecnológica: é uma força de transformação que remodela a forma como trabalhamos, nos comunicamos e nos relacionamos.

No cotidiano, seus impactos já são visíveis: da recomendação de filmes à decisões amorosas, a IA se tornou uma parceira invisível, presente intrinsecamente e involuntariamente na vida das pessoas. No ambiente profissional, a presença da IA é obrigatória, pois permeia toda e qualquer área, da medicina à engenharia. Desta forma, todo o suporte tecnológico passa, hoje, por uma IA bem treinada e especializada em cada área do conhecimento.

No entanto, o impacto não se limita à produtividade. A convivência entre as pessoas também vem sendo moldada por essa transformação. Desde a validação de informações trazidas em uma simples conversa de boteco, à decisões de um complexo tratamento de saúde. Quase tudo, hoje em dia, de alguma forma tem influência direta ou indireta de uma inteligência artificial.

Esse cenário me leva a uma reflexão diária: quais são os riscos de depender excessivamente da IA? Na minha percepção, usada de forma inadequada, a tecnologia pode reduzir interações humanas, gerar isolamento e enfraquecer laços sociais. Somando a isso o dilema ético do viés nos algoritmos, que pode reproduzir desigualdades e reforçar preconceitos. O desafio, portanto, não é apenas adotar ou não uma IA, mas sim integrá-la ao dia a dia de forma equilibrada, sem perder de vista aquilo que nos torna humanos.

Quando bem aplicada, porém, a Inteligência Artificial pode ser uma poderosa aliada para fortalecer vínculos. Empresas já a utilizam para personalizar experiências, compreender melhor o comportamento do consumidor e criar conexões mais significativas. No campo da saúde mental, por exemplo, algoritmos ajudam a identificar sinais de ansiedade ou depressão, permitindo intervenções precoces. São inúmeros casos reais que mostram que a IA veio para ficar e se consolidar na sociedade.

No entanto, o verdadeiro desafio está em construir uma cultura que enxergue a IA como parceira estratégica que funcione como uma ferramenta de apoio, não de substituição. Afinal, a transformação digital não é apenas tecnológica, é, sobretudo, cultural.

No relacionamento entre marcas e consumidores, esse movimento se intensifica. A capacidade da IA de compreender contextos e antecipar necessidades abre espaço para experiências mais humanas e personalizadas, justamente porque entrega às pessoas o que elas realmente precisam, no momento certo. Nesse sentido, a tecnologia não deve ser vista como barreira, mas como ponte para reforçar o elo emocional entre empresas e sociedade.

Estamos, portanto, diante de uma escolha coletiva: a Inteligência Artificial pode nos conduzir a uma convivência mais empobrecida ou pode abrir caminho para relações mais ricas e significativas. Cabe a nós, como sociedade, garantir que essa transformação histórica seja guiada por valores humanos. Porque, no fim, a tecnologia muda e simplifica o mundo, mas são as pessoas que decidem o rumo para onde ele vai.

*Por Rodrigo Resende, CEO da Chaintech.

Tags: ChaintechIA generativaInteligência Artificial
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

TI sem silos: integração entre ITSM, ERP e CRM define novo padrão de eficiência

Foto: Divulgação
Opinião

Agentes de IA são a nova fronteira da governança corporativa

Foto: Divulgação
Opinião

O equilíbrio entre low-code, no-code e código para uma automação inteligente

Foto: Divulgação
Opinião

O que muda, de fato, com o SAP S/4HANA?

Próximo Artigo
Foto: Canva

ISH Tecnologia aponta vulnerabilidades em empresas no Mês da Cibersegurança

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

Check Point Software adquire Lakera para reforçar segurança em IA

Foto: Canva

Redbelt alerta: IA acelera golpes e exploração de falhas graves em tempo recorde

Foto: Divulgação

LGTI tem novo Head of Growth

Trending

Foto: Divulgação

Alienware lança linha de notebooks no Brasil: design inovador e modo Stealth

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Divulgação

André Falcão assume liderança do B2B na Desktop

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Canva

CLM inicia operações na Argentina para fortalecer presença no Cone Sul

Foto: Canva

Vertiv e Caterpillar ampliam integração para data centers

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.