A Alcatel-Lucent Enterprise (ALE) anunciou o lançamento global do Unified Management Center (UMC), sua nova solução Software-as-a-Service (SaaS) para configuração e gestão de plataformas de comunicação corporativa baseadas no OmniPCX Enterprise Communication Server Purple (OXE Purple). Voltado para organizações de médio porte, o UMC combina gestão simplificada na nuvem com recursos de inteligência artificial.
A novidade faz parte da estratégia da ALE de oferecer soluções mais eficientes, seguras e escaláveis, que aumentam a competitividade das empresas por meio de automação e conectividade inteligente.
“O UMC atende à necessidade de maior simplicidade na configuração de nossa plataforma de comunicações OXE Purple e de seu conjunto de aplicativos, por meio de uma única ferramenta, acessível online, sem exigir gestão do lado do usuário final”, afirma Bernard Magnin, gerente de linha de produto para UMC na Alcatel-Lucent Enterprise. “A configuração assistida por IA também representa uma verdadeira mudança de paradigma, já que permite que até mesmo um técnico iniciante realize, de forma independente, uma instalação complexa para o cliente.”
Inteligência artificial a serviço da configuração de sistemas
Um dos principais diferenciais do UMC é o assistente virtual com inteligência artificial, baseado em linguagem natural. Esse chatbot integrado orienta o operador em tempo real, mesmo em configurações complexas, e é alimentado pelo acervo técnico mantido por especialistas da ALE.
Com isso, o administrador do OXE Purple pode gerenciar usuários, grupos e equipamentos de telefonia — como telefones fixos, celulares, softphones e o aplicativo Rainbow™ — de forma intuitiva e centralizada.
O sistema também permite:
- Criar conexões com provedores SIP trunk para chamadas via rede pública.
- Acessar o Modo Expert, que habilita a administração avançada e conexão remota e segura ao sistema telefônico.
- Solicitar assistência imediata da IA com base nas documentações técnicas oficiais da ALE.
Simplificação e eficiência para o administrador de TI
Desenvolvido para reduzir a complexidade operacional, o Unified Management Center transforma a maneira como os administradores gerenciam sistemas de comunicação corporativa. Ao integrar nuvem, IA e automação, a ALE oferece uma ferramenta que agiliza o processo de configuração e garante mais segurança, consistência e independência técnica.
Disponível mundialmente, o UMC reforça o compromisso da Alcatel-Lucent Enterprise em inovar o ecossistema de comunicação empresarial, trazendo usabilidade aprimorada e suporte inteligente para ambientes híbridos e distribuídos.













