segunda-feira, 1 de dezembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Opinião

Inteligência artificial e vendas corporativas: oportunidades de negócios em expansão

Murilo Ventimiglia, CEO da Upp Tecnologia, discute como IA pode transformar vendas e operações comerciais com resultados reais.

IT Section Por IT Section
13/10/2025 - 12:09
A A
0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

CompartilharPostar

A Inteligência Artificial não é mais novidade no mundo corporativo, mas a sua aplicação como implementação de resultados ainda é irrelevante diante as oportunidades. A maioria das operações não tem “coragem” de implementar projetos tecnológicos pois os departamentos são, de certa forma, com baixa maturidade tecnológica.

Quando olhamos para o departamento comercial a maturidade é ainda mais preocupante, pois forças de vendas ainda consistem em times velhos e resistentes. Se considerarmos a indústria aí a situação se agrava: os representantes são obsoletos e preguiçosos e não “abrem” clientes novos há bastante tempo.

Não destoante, a maturidade do departamento, a criação de televendas para captação de clientes novos e a reativação de base passam a ser determinantes, pois claramente os modelos antigos não cabem mais.

Os gestores, por sua vez, maduros (ou velha guarda) pouco entendem de canais alternativos diferente ao modelo antigo. Não que não devemos entender de gente, pelo contrário: entender de gente é fundamental, mas sem entender de canais, tecnologia, ferramentas e IA, pode ter certeza que farão um esforço fora do comum para ter resultados contundentes.

Os dois departamentos que precisam amadurecer tecnologicamente imediatamente é o RH e o departamento comercial, que habitualmente são mais humanos, mas esse tema é pra outro artigo. Entendo que precisamos olhar para a IA como oportunidade de implementar resultados; vender mais, aumentar ticket, reativar clientes, cobrar efetivamente melhor e principalmente oportunizar um atendimento “Uau!”. Porque se não for desta forma, o cliente não volta. A Geração Z já ensinou quase tudo que não gostávamos – realidade nos hábitos de compras.

Nossos departamentos não tem a mínima chance frente aos novos hábitos de compra: precisamos muni-los de muita tecnologia em projetos consistentes, pois não se trata de fazer por fazer. Trata-se de como tem que ser feito; aderência de estrutura aos hábitos de compra e relacionamento.

Precisamos da clareza que precisamos vender mais. E não há nada mais relevante que olhar para IA com visão empreendedora para nossas operações.

*Por Murilo Ventimiglia, CEO da Upp Tecnologia.

Tags: Inteligência ArtificialUpp TecnologiaVendas corporativas
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Divulgação
Opinião

TI sem silos: integração entre ITSM, ERP e CRM define novo padrão de eficiência

Foto: Divulgação
Opinião

Agentes de IA são a nova fronteira da governança corporativa

Foto: Divulgação
Opinião

O equilíbrio entre low-code, no-code e código para uma automação inteligente

Foto: Divulgação
Opinião

O que muda, de fato, com o SAP S/4HANA?

Próximo Artigo
Foto: Divulgação

Dell lança o notebook Pro Max 16 com foco em alto desempenho profissional

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

88% das organizações de saúde usam GenAI — e 81% das violações envolvem dados de pacientes

Foto: Canva

eBox Digital investe R$ 2 milhões e lança a Dochr

Foto: Divulgação

Intelbras registra crescimento de 22,1% na receita operacional líquida no 2T24

Trending

Foto: Divulgação

Alienware lança linha de notebooks no Brasil: design inovador e modo Stealth

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Divulgação

André Falcão assume liderança do B2B na Desktop

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Canva

CLM inicia operações na Argentina para fortalecer presença no Cone Sul

Foto: Canva

Vertiv e Caterpillar ampliam integração para data centers

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.