A Denodo, líder em gerenciamento de dados, divulgou um estudo conduzido pela empresa independente Veqtor8 que analisou o impacto da utilização da plataforma Denodo em conjunto com data lakehouses, como os da Snowflake e Databricks. O levantamento revelou que organizações que complementam seus lakehouses com a Denodo obtêm economia significativa e maior agilidade em projetos de IA e análise de dados.
Segundo o estudo, empresas que usam a Denodo com data lakehouses alcançaram:
- ROI de 345% em três anos, medido por entrevistas com stakeholders e benchmarks do setor;
- Economia de US$ 3,6 milhões, principalmente em engenharia de dados e infraestrutura;
- Retorno do investimento em 6,5 meses, indicador-chave de desempenho;
- Tempo de insight 3 a 4 vezes mais rápido, graças ao acesso virtualizado aos dados e camada de abstração semântica.
Em contrapartida, empresas que dependem apenas de lakehouses enfrentam custos maiores com pipelines personalizados, integrações ponto a ponto e ferramentas redundantes de governança, aumentando esforço, prazo e desperdício de investimento.
Plataforma lógica acelera resultados e garante dados prontos
“Os Lakehouses fornecem armazenamento e computação essenciais para análises unificadas, mas não foram projetados para fornecer dados prontos para uso comercial por conta própria”, afirma Andrew Milroy, analista-chefe da Veqtor8 e autor do estudo. “Sem uma plataforma lógica como a Denodo, as empresas enfrentam atrasos em projetos, custos mais altos e oportunidades perdidas, especialmente em IA e decisões em tempo real.”
O relatório destaca que a Denodo unifica a governança, simplifica a engenharia de dados e entrega dados prontos para negócios e IA sem atrasos de infraestrutura, permitindo que iniciativas que levavam meses sejam concluídas em dias.
“É evidente que as organizações perdem dinheiro quando dependem exclusivamente de data lakehouses, em vez de apoiá-las com gerenciamento lógico de dados. Além do dinheiro, há também o esforço envolvido, que pode atrasar a entrega de dados e comprometer a competitividade”, afirma Ravi Shankar, vice-presidente sênior e CMO da Denodo.
Um diretor de tecnologia de um banco global que participou do estudo acrescenta: “Agora podemos alimentar nossos modelos de fraude com dados de transações em tempo real em todos os sistemas usando a Denodo. Isso reduz a implantação em meses”.
A Veqtor8 publicou os resultados no white paper “O ROI do uso da plataforma Denodo em conjunto com o Modern Data Lakehouse”. O material detalha métricas, casos de uso e benefícios financeiros da integração entre Denodo e data lakehouses modernos. Mais informações estão disponíveis no site da Denodo.













