A Docusign, empresa pioneira em gestão de acordos inteligentes, anunciou a chegada das extrações de dados assistidas por inteligência artificial (IA) em português e espanhol no Docusign Navigator. O recurso permite que os usuários obtenham informações estratégicas de contratos com mais agilidade e precisão.
“Com o recurso das extrações em línguas regionais, habilitamos aos nossos clientes latinoamericanos insights acionáveis para gerir seus negócios, reduzindo o trabalho ineficiente que impacta até 18% do tempo dos departamentos”, afirma Norbert Otten, diretor sênior de Soluções da Docusign na América Latina. Segundo um relatório da Deloitte, 1 em cada 5 negócios atrasam e adiam a geração de receita. “Por isso, barrar a perda de tempo e fluxos de trabalho improdutivos contribui para que as empresas possam revelar o valor oculto que está dentro dos contratos.”
Docusign Navigator: eficiência na gestão de contratos
O Docusign Navigator é um repositório inteligente que centraliza o armazenamento, a gestão e a análise de contratos. Com o motor de IA da empresa, treinado com mais de 20 anos de experiência no mercado de acordos, o Navigator transforma dados não estruturados em dados estruturados, aumentando a eficiência organizacional, identificando oportunidades de redução de custos e reforçando a supervisão e segurança dos contratos.
O novo recurso de extrações assistidas por IA permite identificar atributos-chave dos acordos, padronizar dados e facilitar buscas rápidas por termos e informações essenciais, reduzindo atrasos no reconhecimento de receita e mitigando riscos pela falta de visibilidade.
“Agora, é possível saber imediatamente quem são, por exemplo, as partes de um acordo, as datas de início e término de um contrato, o valor, entre outras informações. A plataforma permite realizar buscas por documentos ou termos específicos, gerenciar perfis de visualização e acompanhar relatórios gerados automaticamente – o que ajuda a monitorar marcos importantes dos contratos, como condições comerciais e renovações próximas, além de aumentar a eficiência na operação e identificar padrões de risco”, explica Norbert Otten.
Experiência de usuários com extrações em português
As extrações automáticas foram disponibilizadas inicialmente para um grupo reduzido de clientes em julho de 2025. Para Silvia Mundim, Diretora Jurídica da Milky Moo, o recurso trouxe ganhos importantes para a rede brasileira de franquias, em expansão internacional.
“Essa extração em português facilitou para todos o entendimento dos dados. Se antes eu tinha que extrair os relatórios e ainda explicar o que cada termo significava, hoje eu posso simplesmente mandar, e as pessoas vão compreender o assunto e os insights que foram extraídos. Foi um enorme ganho. Estou amando me divertir com o Navigator”, afirma Silvia Mundim.
Docusign Iris: motor de IA que potencializa o Navigator
O Docusign Navigator é impulsionado pelo Docusign Iris, motor de IA que permite criar, negociar e assinar contratos com mais rapidez e confiança. A tecnologia realiza extrações confiáveis e gera insights acionáveis, auxiliando na identificação de cláusulas específicas, minimização de riscos legais e financeiros e maior visibilidade do portfólio de contratos da empresa.
Lançado em 2024, o Intelligent Agreement Management (IAM) da Docusign substitui processos manuais e demorados, transformando tarefas que antes levavam dias em ações concluídas em minutos. Com isso, equipes de Vendas, Compras, RH, Jurídico e outras podem focar em atividades estratégicas, com apoio de um ecossistema de parceiros e integrações que potencializam o gerenciamento de acordos.













