A Escola Superior de Redes (ESR), unidade de ensino da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), anunciou novas trilhas de capacitação para 2026 com foco em computação quântica, dados e inteligência artificial (IA). O objetivo é preparar profissionais para atuar nas tecnologias que devem moldar o futuro digital.
Ao todo, são sete cursos, abordando temas como internet quântica, governança de dados e otimização de sistemas. As formações não exigem pré-requisitos, e as inscrições já estão disponíveis no site da ESR.
Trilhas baseadas em competências do mercado
As novas formações fazem parte do processo de reestruturação dos programas da ESR, que agora são organizados com base nas competências exigidas em diferentes trajetórias profissionais. A metodologia considera as habilidades necessárias para cada carreira e cria trilhas de aprendizagem conectadas à realidade do mercado.
“Com base em toda a análise que fizemos, conseguimos avançar com algumas trilhas. Estabelecemos uma parceria com a Dobslit para os cursos de computação quântica. Na parte de dados, trabalhamos bastante a questão da governança. E a parte de IA, que segue em um caminho um pouco diferente do que vemos no mercado, com muitos cursos ensinando como usar ferramentas de Large Language Model (LLM). Nossa trilha foca mais na parte de governança e em como as empresas e organizações podem e devem usar as ferramentas de IA de forma responsável”, explica Leandro Guimarães, diretor-adjunto da Escola Superior de Redes.
Parceria com a Dobslit em computação quântica
A Dobslit, empresa originada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) — instituição que integra o sistema RNP —, é responsável pelos cursos da trilha de computação quântica. A formação apresenta fundamentos e aplicações de uma das tecnologias mais promissoras para o futuro.
São dois cursos online: Fundamentos de Computação Quântica e Introdução à Internet Quântica, que abordam conceitos como qubits, algoritmos quânticos e os impactos dessa tecnologia em setores como finanças, saúde, logística e inteligência artificial.
Dados e IA com foco em governança e responsabilidade
A trilha de Dados oferece uma formação completa sobre o ciclo de vida da informação, desde a coleta e análise até a governança e otimização de sistemas. São quatro cursos presenciais: Fundamentos de Governança de Dados, Governança de Dados na Prática, Introdução à Ciência de Dados e Otimização em Banco de Dados.
Já a trilha de Inteligência Artificial propõe uma abordagem diferenciada, com foco em governança, ética e regulação. O curso Governança de IA na Prática, oferecido presencialmente, prepara profissionais para liderar projetos e tomar decisões estratégicas em ambientes que exigem transparência e responsabilidade no uso da IA.
Formação conectada à ciência e à inovação
As novas turmas serão abertas ao longo de 2026, e mais informações estão disponíveis no site da Escola Superior de Redes.
A RNP é a rede brasileira para educação e pesquisa que conecta universidades e instituições de ensino, pesquisa e inovação com infraestrutura segura e de alto desempenho. A organização, vinculada ao governo federal, apoia políticas públicas de ensino e pesquisa e estimula o desenvolvimento tecnológico e a colaboração científica no país.





