A Casas Bahia, uma das maiores varejistas do Brasil, concluiu a migração de seu data lake e da plataforma Databricks para o Google Cloud Platform (GCP) em parceria com a Thoughtworks. A iniciativa já gerou redução de 10% nos custos e ganhos significativos de eficiência operacional, criando uma base escalável para atender à alta demanda da temporada de Black Friday e sustentar o crescimento da empresa.
Segundo Filipe Jaske, CTO da Casas Bahia, “Na Casas Bahia, buscamos constantemente inovar e aprimorar a forma como atendemos nossos clientes. Com a parceria da Thoughtworks, nossa nova infraestrutura oferece a escalabilidade e a eficiência necessárias para apoiar nosso crescimento. Essa transformação nos permite trabalhar de maneira mais rápida e eficaz, automatizando até 90% do nosso processamento de dados.”
Dados e inteligência artificial a serviço do varejo
A migração permite à Casas Bahia oferecer jornadas de compra mais inteligentes e personalizadas, aproveitando automação e IA para gerar insights sobre comportamento do consumidor, recomendar produtos e otimizar soluções financeiras.
Bruna Wells, diretora de vendas de parceiros LATAM da Databricks, destaca, “Hoje, os dados de uma organização são sua vantagem competitiva, e na Databricks queremos levar o poder da inteligência de dados a todos os negócios. Estamos empolgados em ver empresas líderes como a Casas Bahia utilizarem automação e IA como forma de identificar rapidamente insights e agir sobre eles para aprimorar a experiência do cliente.”
Thoughtworks reforça inovação e valor estratégico
A Thoughtworks aplicou práticas robustas de engenharia e análise de dados, incluindo feedback rápido, simplicidade e repetibilidade, para acelerar fluxos de trabalho e gerar valor de negócio de forma ágil.
Para Juliana Velozo, vice-presidente de varejo da Thoughtworks América Latina, “A Casas Bahia está na vanguarda da inovação no varejo ao usar dados para oferecer uma experiência verdadeiramente personalizada e criar novo valor para o cliente. A Thoughtworks tem orgulho de ser parceira da Casas Bahia, mostrando como uma plataforma de dados preparada para o futuro pode ajudar a resolver desafios estratégicos e fortalecer a lealdade à marca em um mercado altamente competitivo.”





