Em um setor de margens estreitas, como o de combustíveis, o controle financeiro é essencial para uma gestão eficiente. A Rede WR adotou a solução TEF+Equals da Linx, especialista em tecnologia para varejo, para processar e conciliar automaticamente os pagamentos em suas unidades. A iniciativa resultou em redução de perdas, maior agilidade de gestão e melhor controle do fluxo de caixa.
A tecnologia combina o TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), que processa pagamentos com cartões, Pix e QR Code diretamente no ponto de venda, com o Equals Lite, conciliador que organiza e compara os dados financeiros com os valores recebidos das adquirentes.
Segundo Paulo Bughi, gerente da Rede WR, “Reduzimos drasticamente o tempo de conciliação. Antes, um funcionário precisava dedicar o dia inteiro a isso. Agora, em poucos minutos, conseguimos visualizar todas as entradas de forma rápida e fácil”.
Mais segurança e prevenção de fraudes
A solução também ajuda a identificar erros e tentativas de fraude, como lançamentos manuais indevidos. Segundo Bughi, “Com o cruzamento automático entre o conciliador e o nosso sistema interno, conseguimos detectar rapidamente qualquer diferença nos valores e confrontar os dados antes que causem prejuízos”.
Além de aumentar a segurança, o TEF+Equals da Linx foi o primeiro da América Latina a obter a certificação internacional PCI Security Standards Council (PCI SSC).
Segundo Rogerio Vieira, diretor de Postos da Linx, “A integração nativa com o ERP e os sistemas da loja permitem a gestão centralizada de múltiplas unidades em tempo real. A conciliação automatizada também garante mais poder de auditoria, já que é possível verificar se as taxas cobradas pelas adquirentes estão de acordo com as negociações feitas”.
Implantação rápida e foco na operação
Com suporte remoto e implantação em poucos dias, a solução vem ganhando espaço no setor de combustíveis. Segundo Vieira, “A proposta é reduzir a complexidade da retaguarda financeira e liberar o gestor para focar na operação e na experiência do cliente”.





