A SOLUTIO, primeira TaxTech SAP do Brasil, anunciou o lançamento do módulo fiscal da Reforma Tributária, incorporado à sua solução TOTAL REFORMA. A novidade foi desenvolvida para garantir que empresas de diferentes portes estejam em conformidade com as exigências fiscais que passam a valer a partir de 1º de janeiro de 2026, minimizando riscos de retrabalho e de insegurança jurídica durante o período de transição, que começa em 2027.
O módulo permite que as companhias compreendam na prática a nova forma de apuração de tributos, oferecendo visibilidade sobre os controles necessários para acompanhamento de créditos, que agora passam a ser definidos pelo pagamento do documento fiscal. Além disso, o recurso oferece operação assistida, permitindo que as empresas coletem dados e validem se a estrutura, os processos e até os headcounts previstos serão suficientes para atender à nova realidade fiscal.
“A SOLUTIO criou o módulo fiscal após identificar uma demanda urgente do mercado por recursos prontos de apuração dos tributos”, afirma Flávio Ortencio, sócio-fundador da SOLUTIO, destacando que “o público-alvo deste lançamento é composto por empresas que utilizam sistema de gestão corporativa (ERP) na plataforma SAP, independentemente da solução fiscal”.
Funcionalidades e eficiência operacional
O módulo fiscal foi projetado para acompanhar os desafios impostos pela Reforma Tributária, garantindo performance e otimização da experiência do usuário. Entre os recursos disponíveis estão o atendimento ao novo sistema tributário, a gestão de pagamento dividido entre operação e tributos, verificação de compensações de crédito, além de cockpits de gestão de documentos e de formação da base da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
“Essas funcionalidades contribuem para que as companhias mantenham segurança tributária e financeira ao mesmo tempo que adequam os seus processos”, explica Flávio Ortencio, reforçando a importância do módulo para empresas que buscam eficiência e conformidade imediata.
Benefícios para empresas e governança fiscal
Com o módulo fiscal, as empresas ganham a capacidade de gerar relatórios alinhados às exigências da Reforma Tributária já a partir de janeiro de 2026, ao mesmo tempo em que agilizam a operação por meio de insights estratégicos fornecidos pelos cockpits. O recurso também garante governança integral e consistência dos dados apurados, permitindo que as companhias adaptem seus processos com segurança e competitividade.
“Nosso compromisso é capacitar a rápida adaptação do mercado à nova realidade da Reforma Tributária. Com o módulo, garantimos a maior eficiência e a competitividade das empresas a partir da conformidade fiscal”, conclui Flávio Ortencio.





