No varejo, garantir que a comunicação interna alcance todos os colaboradores é um desafio, especialmente em operações com turnos variados e equipes distribuídas em múltiplas unidades. O Grupo Pão de Açúcar (GPA), que reúne marcas como Pão de Açúcar e Extra Mercado e conta com mais de 39 mil colaboradores, precisava que a informação chegasse de forma ágil e equitativa, promovendo engajamento entre loja, operação e escritório.
Para atender a essa demanda, o GPA contou com o apoio da HR Tech Dialog para desenvolver o GPApp, plataforma lançada em novembro de 2024. Em menos de um ano, o GPApp alcançou 91% dos colaboradores, cerca de 30 mil pessoas com acesso direto a informações, conteúdos e sistemas corporativos.
“A parceria com a Dialog foi nesse sentido: facilitar a vida das pessoas e simplificar o envio da comunicação. Então, a gente criou o GPApp, que é o principal canal de comunicação da companhia”, explica Fernanda Megale, gerente de Comunicação Interna do GPA.
“Quando olhamos para o Varejo, vemos uma das operações mais complexas para a Comunicação Interna. O sucesso do GPApp mostra que é possível escalar a conexão humana, usando tecnologia e dados para aproximar pessoas em realidades muito diferentes”, afirma Hugo Godinho, CEO da Dialog.
Da comunicação física ao digital integrado
Antes do GPApp, o GPA utilizava e-mails, murais físicos e uma rede corporativa fragmentada, dificultando o acesso à informação, especialmente para colaboradores de loja. A nova plataforma unificou esses canais e disponibilizou o conteúdo diretamente na palma da mão dos profissionais.
“Hoje, são mais de 30 mil pessoas com a informação na palma da mão. Antes, era difícil fazer a comunicação chegar a todos. Agora, o acesso é fácil e constante”, comemora Rodrigo Souza, consultor de Comunicação Interna do GPA.
A plataforma incentiva interatividade com quizzes, pesquisas e conteúdos gerados pelos próprios colaboradores. Um exemplo é o grupo Minha História no GPA, que permite compartilhar trajetórias dentro da empresa.
GPApp como hub corporativo
O GPApp funciona também como um centro integrado da rotina corporativa, reunindo sistemas e processos essenciais, entre eles:
- Universidade do Varejo, com mais de 5 mil conteúdos e treinamentos;
- GPA Atende, chatbot de suporte interno;
- Políticas e regulamentos corporativos;
- Colabora, plataforma de voluntariado.
“O GPApp simplificou processos, aproximou as pessoas e tornou a comunicação mais fluida. Hoje, tudo está centralizado em um só lugar, o que economiza tempo e aumenta a conexão com os colaboradores”, destaca Camila Zachim, gerente geral de RH.
Fortalecimento da cultura e engajamento
A plataforma reforça a cultura organizacional e o reconhecimento, por meio do programa Valoriza, totalmente integrado ao GPApp.
“Além de todos os benefícios, o GPApp tem reforçado nossa cultura e conectado as pessoas. Isso traz ganhos de engajamento, união e valorização, ou seja, os colaboradores se sentem vistos e reconhecidos”, acrescenta Camila.
Colaboradores de loja utilizam o canal para se informar, realizar treinamentos, reconhecer colegas e acessar sistemas como controle de ponto e ADP, tornando o GPApp parte natural da rotina diária.
Dados como base para decisões estratégicas
Com o apoio da Dialog, o GPA passou a usar dados para aperfeiçoar continuamente sua Comunicação Interna. O dashboard da plataforma oferece mais de 50 indicadores que permitem acompanhar adesão, engajamento e interação por bandeira e área.
“Nós saímos de uma avaliação em ‘mar aberto’ para algo muito mais segmentado. Hoje conseguimos atuar com precisão, medir resultados e ajustar rotas com base em dados concretos”, afirma Fernanda Megale.
“O GPApp mostra como a tecnologia, quando bem aplicada, pode transformar a Comunicação Interna em um ativo estratégico. No Varejo, onde a conexão humana é essencial, o GPA conseguiu unir cultura, dados e propósito em uma única experiência digital”, conclui Hugo Godinho.













