quinta-feira, 6 de novembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Negócios

Grupo Zat agiliza decisões com IA da TOTVS

Solução Data Insights by H2J transforma dados em insights, democratiza informações e aumenta a precisão estratégica no varejo supermercadista.

IT Section Por IT Section
28/10/2025 - 10:14
A A
0
Foto: Canva

Foto: Canva

CompartilharPostar

O Grupo Zat, rede de supermercados de Santa Catarina com mais de 40 anos de atuação, modernizou sua gestão de dados ao implementar o Data Insights by H2J, solução com IA Generativa da TOTVS. A ferramenta permite transformar grandes volumes de informações em insights acionáveis, oferecendo mais autonomia às equipes e maior precisão nas estratégias comerciais.

Com oito lojas e mais de 900 colaboradores, o Grupo Zat enfrentava desafios comuns a empresas em crescimento, como a dificuldade de consolidar e interpretar informações de forma rápida. “Com o crescimento da empresa, sentimos a necessidade de uma visão integrada. Nossos dados descentralizados dificultavam a nossa gestão e a tomada de decisão, impactando a operação de quebras, de estoque e de vendas”, explica Marcos Zat, CEO do Grupo Zat.

Data Insights by H2J simplifica análise de dados no varejo

A solução adotada integra IA Generativa, machine learning e processamento de linguagem natural (NLP), permitindo que qualquer colaborador, mesmo sem conhecimento técnico, faça perguntas ao sistema e obtenha respostas visuais e intuitivas em segundos. Um gestor, por exemplo, pode consultar rapidamente “Qual foi o produto mais vendido no último trimestre?” e receber gráficos, explicações de padrões e sugestões de análises complementares.

“O Data Insights by H2J foi a escolha ideal. Ele consolidou toda a nossa operação, trazendo dados rápidos, intuitivos e estratégicos para o varejo”, afirma Marcos Zat.

Resultados operacionais e estratégicos

A adoção da ferramenta trouxe ganhos em diversas áreas. Operacionalmente, o Grupo Zat conseguiu reduzir rupturas, otimizar compras e aprimorar o controle financeiro. Para os colaboradores, o impacto foi maior autonomia e segurança na informação.

“No setor de controladoria, por exemplo, hoje temos mais segurança nas informações. Com apenas um clique, tenho todos os dados necessários. Foi uma ferramenta indispensável, já não vivemos mais sem ela”, relata Cristiane Schiavini, do setor de controladoria do Grupo Zat.

Essa nova capacidade analítica permite que a liderança foque em decisões estratégicas. “Hoje tomamos decisões ágeis com dados confiáveis, e isso impacta diretamente no nosso resultado. Para mais produtividade e lucratividade, essa é a escolha certa”, reforça o CEO.

“A IA está transformando a maneira como as empresas interagem com seus dados, e o Grupo Zat é a prova viva desse avanço”, comenta João Giaccomassi, diretor para Supermercados da TOTVS. “Nossas soluções integradas não apenas entregam respostas, mas criam uma cultura de inteligência de dados. É a tecnologia trabalhando para potencializar a capacidade humana, e estamos orgulhosos de liderar essa revolução no varejo supermercadista brasileiro.”

Tags: Grupo ZatInteligência ArtificialTOTVS
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Canva
Negócios

CLM passa a distribuir soluções da Riverbed na América Latina

Foto: Canva
Negócios

NetApp e Red Hat ampliam parceria para acelerar a modernização de TI

Foto: Canva
Negócios

Asaas automatiza 60% do atendimento com IA da Zendesk e unifica canais internos e externos

Foto: Canva
Negócios

AWS e OpenAI firmam parceria de US$ 38 bilhões para expandir infraestrutura de IA

Próximo Artigo
Foto: Canva

Jumio lança selfie.DONE para identidade reutilizável

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Divulgação

Check Point lança soluções com inteligência de ameaças alimentada por IA

Foto: Canva

Trend Micro: ataques cibernéticos quase dobram em 5 anos

Foto: Divulgação

Continuidade de negócios em arquiteturas multicloud: estratégia para nunca parar

Trending

Foto: Divulgação

O profissional de TI é o talento humano que dá sentido à Inteligência Artificial

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Divulgação

A AI está redesenhando as relações humanas?

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Divulgação

Quando a experiência ganha espaço: o novo equilíbrio entre seniores e juniores

Foto: Canva

CrowdStrike lança nova geração da plataforma Falcon com foco em segurança agêntica

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.