A Rimini Street (Nasdaq: RMNI), provedora global de suporte, produtos e serviços de software empresarial, anunciou os resultados de um estudo global sobre o roadmap da SAP. A pesquisa, conduzida com 455 líderes de TI e de negócios, mostra que a maioria dos clientes SAP enfrenta dificuldades para justificar o retorno sobre investimento (ROI) da migração para o S/4HANA e busca alternativas mais flexíveis.
Entre as principais tendências identificadas está a adoção crescente de estratégias composable ERP com múltiplos fornecedores, que permitem integrar tecnologias emergentes, acelerar a inovação e manter o controle sobre custos e roadmap.
Pressão da SAP e incertezas impulsionam busca por alternativas
O estudo revela que a pressão da SAP para converter licenças perpétuas em assinaturas tem gerado preocupação. Cerca de 83% dos entrevistados afirmam não compreender totalmente as novas políticas e prazos de migração da fabricante, enquanto 84% demonstram preocupação sobre o impacto dessas mudanças em suas operações.
As alterações frequentes em pacotes, prazos e nomes de produtos aumentam a incerteza e dificultam o planejamento estratégico. Essa volatilidade, segundo a Rimini Street, tem levado muitas organizações a explorar modelos alternativos de ERP em busca de controle e agilidade.
Além disso, 83% dos líderes veem valor em abordagens modulares que facilitam o acesso a tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA), e 94% destacam a importância de escolher livremente as soluções mais adequadas para cada necessidade de negócio.
“É bom ver que tantos clientes da SAP agora abraçam totalmente a ideia de arquitetura modular aberta e o uso de soluções terceirizadas para atender às suas necessidades de ERP. Essa abordagem orientada pelos negócios, em vez de guiada pelas necessidades do fabricante, é comum em outras áreas de TI há algum tempo, pois traz benefícios em termos de flexibilidade, controle e acesso às novas inovações,” diz Dale Vile, analista da Freeform Dynamics.
Suporte terceirizado e múltiplos fornecedores elevam o desempenho
De acordo com o estudo, embora 77% dos entrevistados estejam de acordo com o conceito de Software como Serviço (SaaS), 92% expressaram preocupação com os custos crescentes e imprevisíveis das assinaturas da SAP. Além disso, 95% afirmam que demonstrar ROI positivo para o S/4HANA é difícil ou demanda grande esforço.
As organizações que adotam uma estratégia composable ERP com múltiplos fornecedores e suporte terceirizado apresentam desempenho acima da média em 83% dos casos, em comparação com apenas 27% das que utilizam abordagens tradicionais.
“À medida que os clientes da SAP navegam por decisões de migração forçada caras e a perda de licenças perpétuas valiosas, estamos vendo uma mudança decisiva para estratégias de composable ERP que oferecem inovação mais rápida e real valor comercial”, disse David Rowe, diretor de produtos e marketing da Rimini Street. “Os clientes da Rimini Street estão aproveitando nosso suporte terceirizado e soluções de otimização para estender efetivamente a vida e o valor das versões existentes da SAP, liberando fundos críticos para acelerar a adoção de tecnologias emergentes como a IA, manter o controle sobre seus roadmaps e alcançar desempenho acima da média. A Rimini Street se orgulha de capacitar os clientes a inovar mais rapidamente e alcançar um ROI mensurável em um cenário empresarial que evolui rapidamente.”
Tendência reflete novo momento da transformação digital
A pesquisa confirma um movimento mais amplo no mercado de ERP: empresas estão priorizando arquiteturas abertas e interoperáveis, que facilitam a integração de novos recursos e a adoção de tecnologias como IA, automação e análise de dados. Ao mesmo tempo, buscam reduzir a dependência de fornecedores únicos e manter controle sobre investimentos e inovações.





