A Amazon Web Services (AWS) e a OpenAI anunciaram uma parceria estratégica plurianual, avaliada em US$ 38 bilhões, que prevê o uso da infraestrutura da AWS para executar e escalar as principais cargas de trabalho de inteligência artificial da OpenAI. O acordo entra em vigor imediatamente e deve se expandir progressivamente ao longo dos próximos sete anos, garantindo à OpenAI acesso a centenas de milhares de GPUs NVIDIA de última geração e capacidade para milhões de CPUs adicionais, permitindo o rápido crescimento de agentes de IA e modelos generativos.
A parceria combina a experiência da AWS em operar infraestrutura de IA em larga escala com os avanços da OpenAI em modelos generativos, reforçando o papel das duas empresas na aceleração da próxima era da inteligência artificial. Segundo a AWS, seus clusters de computação — que chegam a meio milhão de chips — foram projetados para garantir segurança, confiabilidade e desempenho em escala global, requisitos fundamentais para o avanço da IA.
A OpenAI começará a utilizar a capacidade de computação da AWS de forma imediata, com toda a infraestrutura planejada para estar em operação até o final de 2026 e possibilidade de expansão contínua após essa data. O projeto inclui design arquitetônico otimizado para eficiência energética e alto desempenho, utilizando GPUs NVIDIA GB200 e GB300 interconectadas via Amazon EC2 UltraServers, o que permite processamentos de baixa latência e execução simultânea de diferentes cargas de trabalho — do treinamento de modelos à inferência do ChatGPT.
Para Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI, a nova parceria representa um marco essencial para o avanço da IA global. “A escalada da IA exige computação massiva e confiável. Nossa parceria com a AWS fortalece o ecossistema de computação que impulsionará esta próxima era e levará a IA avançada a todos”, afirmou.
Já Matt Garman, CEO da AWS, destacou o papel da companhia como base para a expansão da OpenAI. “À medida que a OpenAI continua a expandir os limites do que é possível, a infraestrutura de ponta da AWS servirá como espinha dorsal para suas ambições de IA. A disponibilidade imediata de computação otimizada demonstra por que estamos em uma posição única para suportar as vastas cargas de trabalho da OpenAI.”
Com o novo acordo, a AWS consolida sua posição como uma das principais fornecedoras globais de infraestrutura para IA, enquanto a OpenAI amplia sua capacidade de treinar e operar modelos generativos em escala, acelerando a inovação e a acessibilidade da inteligência artificial em todo o mundo.





