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Quase 60% dos varejistas pagam resgate após ataques de ransomware, aponta Sophos

Relatório da Sophos revela que falhas desconhecidas ainda são as principais portas de entrada para ataques cibernéticos no varejo.

IT Section Por IT Section
04/11/2025 - 16:36
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Foto: Canva

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Quase metade dos ataques de ransomware no varejo tem origem em falhas de segurança desconhecidas. O dado faz parte do relatório State of Ransomware in Retail 2025, divulgado pela Sophos, empresa global de cibersegurança. Segundo o levantamento, 46% dos incidentes foram atribuídos a vulnerabilidades não identificadas, o que evidencia os desafios de visibilidade na superfície de ataque das empresas do setor.

Entre as organizações que tiveram seus dados criptografados, 58% pagaram o resgate para recuperá-los. Essa é a segunda maior taxa de pagamento registrada em cinco anos. A média das exigências de resgate dobrou em relação a 2024, chegando a US$ 2 milhões, enquanto o valor médio pago aumentou 5%, alcançando US$ 1 milhão.

A origem e o impacto dos ataques

De acordo com o relatório, 30% dos ataques exploraram vulnerabilidades conhecidas, o principal fator técnico pelo terceiro ano consecutivo. Apesar disso, o número de ataques que resultaram em criptografia caiu para 48%, o menor índice em cinco anos, o que indica um avanço na capacidade de detecção precoce das empresas.

O grupo Sophos X-Ops identificou quase 90 grupos de cibercriminosos atuando contra o varejo em 2025. Entre os mais ativos estão Akira, Cl0p, Qilin, PLAY e Lynx. Além do ransomware, os incidentes mais comuns foram comprometimento de contas e fraudes de e-mail comercial (BEC).

“Os varejistas em todo o mundo estão enfrentando um cenário de ameaças mais complexo, no qual os adversários estão constantemente à procura e explorando vulnerabilidades existentes, mais frequentemente em equipamentos de rede com acesso remoto e conectados à Internet. Agora, com as exigências de resgate atingindo novos patamares, a necessidade de implementar estratégias de segurança abrangentes é ainda mais evidente. Sem isso, as vítimas correm o risco de sofrer interrupções operacionais contínuas e danos duradouros à reputação, que podem levar anos para serem reparados. É encorajador que muitos estejam começando a reconhecer isso e a responder investindo em defesas cibernéticas, o que lhes permite impedir os ataques antes que eles se intensifiquem e se recuperar mais rapidamente”, afirma Chester Wisniewski, diretor global de Segurança da Informação da Sophos.

Falta de visibilidade interna ainda é desafio

A pesquisa mostra que a falta de conhecimento interno foi o segundo fator operacional mais comum por trás das violações, citada por 45% dos entrevistados, seguida por lacunas na cobertura de proteção, com 44%.

Por outro lado, há sinais de progresso. A proporção de ataques interrompidos antes da criptografia atingiu seu nível mais alto em cinco anos, mostrando que as organizações estão reagindo mais rapidamente às ameaças.

O relatório também revela que o pagamento médio de resgate no varejo aumentou levemente, mas continua metade do valor normalmente exigido, o que sugere maior resistência das empresas às demandas dos criminosos e possível busca por aconselhamento especializado.

“No final das contas, os programas de segurança bem-sucedidos se concentram no gerenciamento de riscos. Os varejistas devem ter visibilidade das ameaças que enfrentam, bem como de seus ativos e sua postura de defesa. As organizações que combinam um forte gerenciamento de ativos e patches com serviços gerenciados de detecção e resposta garantem mais prevenção e se recuperam mais rapidamente, adotando uma abordagem proativa em suas proteções cibernéticas”, completa Wisniewski.

Dados do relatório State of Ransomware in Retail 2025

  • A criptografia de dados atingiu o menor nível em cinco anos, mas a proporção de ataques apenas com extorsão triplicou, passando de 2% em 2023 para 6% em 2025.
  • As taxas de backup caíram: apenas 62% dos varejistas restauraram dados a partir de cópias de segurança, o índice mais baixo em quatro anos.
  • Apenas 29% dos varejistas atenderam à exigência inicial de pagamento, enquanto 59% negociaram valores menores e 11% pagaram mais do que o solicitado.
  • O custo médio de recuperação, excluindo o pagamento de resgate, caiu 40%, chegando a US$ 1,65 milhão, o valor mais baixo em três anos.
  • Os ataques impactaram as equipes: 47% dos profissionais de TI e segurança relataram aumento da pressão e 26% disseram que houve substituição da liderança após o incidente.

Estratégias de defesa recomendadas

Com base em sua experiência global, a Sophos recomenda que os varejistas eliminem vulnerabilidades técnicas e operacionais, adotem defesas anti-ransomware em todos os endpoints, mantenham planos de resposta testados regularmente e garantam monitoramento contínuo de ameaças.

Para empresas que não possuem recursos internos, a parceria com provedores de Managed Detection and Response (MDR) é apontada como essencial para uma defesa 24 horas por dia e resposta rápida a incidentes.

Metodologia

A pesquisa State of Ransomware in Retail 2025 foi conduzida entre janeiro e março de 2025 com 361 líderes de TI e segurança cibernética do setor de varejo, em organizações de 100 a 5 mil funcionários distribuídas em 16 países. Todos os entrevistados sofreram ataques de ransomware nos últimos 12 meses.

Tags: cibersegurançaransomwareSophos
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