A Alares, operadora de telecomunicações com sede em São Paulo e presença em 228 cidades de sete estados, anunciou dois movimentos estratégicos para ampliar sua atuação no mercado brasileiro. A empresa concluiu a aquisição da IPNET Telecom Ltda., uma das principais operadoras da região metropolitana de Sorocaba, e finalizou sua quarta emissão de debêntures, no valor de R$ 279,9 milhões.
As duas operações consolidam a Alares como uma das maiores plataformas de conectividade do país, ampliando sua base de clientes e fortalecendo a capacidade de investimento em infraestrutura.
Aquisição da IPNET impulsiona liderança no interior paulista
Concluída em outubro, a compra da IPNET marcou a 21ª aquisição realizada pela Alares. O movimento fortalece a presença da operadora no estado de São Paulo e impulsiona sua atuação em uma das regiões econômicas mais relevantes do interior. Com a integração, a empresa se torna o terceiro maior ISP paulista, reunindo 370 mil assinantes em cidades do estado.
Fundada em 2009, a IPNET atende 25 mil clientes em seis municípios da região metropolitana de Sorocaba, entre eles Salto de Pirapora, Votorantim, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Sarapuí e Alambari. A companhia opera uma rede 100 por cento Huawei, com cobertura para 74 mil residências e empresas.
A aquisição incorpora à Alares mais de 100 novos colaboradores, quatro lojas físicas e redes de alta capacidade que ampliam a qualidade e competitividade dos serviços prestados no interior paulista.
Com a integração, a Alares passa a atuar em 233 cidades, distribuídas em sete estados, atendendo mais de 825 mil clientes e operando com 129 lojas físicas, cerca de 2.800 colaboradores e 32 mil km de fibra óptica.
Captação financeira amplia capacidade de investimento
Além do movimento de expansão territorial, a Alares concluiu sua quarta emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, destinada a investidores qualificados. A operação captou R$ 279,9 milhões, foi coordenada pelo Banco Bradesco BBI, assessorada pelo JGP Financial Advisory e recebeu classificação A (bra) pela Fitch Ratings.
O processo contou com forte demanda e reuniu 164 investidores, incluindo 46 fundos de investimento. Os recursos serão destinados à expansão e modernização da infraestrutura, incluindo ampliação de redes, modernização tecnológica, aumento da capacidade de atendimento e suporte a operações recém-incorporadas como a IPNET.
“O sucesso tanto da aquisição da IPNET, quanto dessa emissão demonstram a confiança do mercado na nossa estratégia consistente de crescimento. Essas operações nos permitem acelerar a expansão da nossa infraestrutura e fortalecer nossa presença em regiões estratégicas”, afirma Denis Ferreira, CEO da Alares.













