A sustentabilidade tecnológica se consolidou como pauta estratégica nas empresas brasileiras. De acordo com o relatório Innovation Telescope – Zoom Brasil 2025, do Indra Group, 72% das organizações já consideram práticas de ESG (ambiental, social e governança) como prioridade para 2026.
O estudo evidencia a integração entre propósito e eficiência, destacando a tecnologia como ferramenta central para reduzir impactos ambientais e otimizar recursos operacionais.
Crescimento do mercado de TI sustentável
Segundo o relatório, o mercado de TI sustentável, que engloba soluções de eficiência energética, infraestrutura verde e automação de sustentabilidade, deve crescer 18,4% ao ano até 2029. Além de contribuir com metas globais de descarbonização, essas soluções oferecem benefícios financeiros: 65% das empresas que adotaram práticas de TI verde registraram redução nos custos operacionais.
Exemplos de inovação corporativa
O levantamento também destaca iniciativas que mostram como a tecnologia sustentável já impacta operações corporativas:
- Uso de blockchain verde para monitorar e reduzir o consumo energético de data centers públicos;
- Cadeias produtivas neutras em carbono apoiadas por soluções digitais de monitoramento ambiental;
- Investimentos em infraestrutura em nuvem de baixo impacto;
- Promoção de eficiência energética em redes inteligentes;
- Aplicação de tecnologias de IoT para gestão sustentável de recursos hospitalares.
“A tecnologia sustentável não é mais uma tendência setorial, mas uma nova métrica de competitividade corporativa”, afirma Guilherme Solleiro, country manager do Indra Group no Brasil. “Empresas que integram inovação digital e responsabilidade ambiental estão construindo vantagem estratégica e reputacional de longo prazo.”
Metodologia do estudo
O Innovation Telescope – Zoom Brasil 2025 combina pesquisa primária e secundária, incluindo dados de consultorias internacionais, indicadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Secretaria de Governo Digital e da Brasscom. O estudo oferece uma visão abrangente das principais tendências tecnológicas que estão moldando a transformação digital no Brasil.












