A Sophos, líder global em soluções de segurança cibernética, anunciou crescimento de 26% na América Latina durante o ano fiscal de 2025, mais que o dobro do mercado regional, que registrou expansão de 12,2% segundo dados do Gartner. A empresa hoje protege mais de 12 mil organizações em todos os países da região, incluindo setores governamentais, educacionais, financeiros, hoteleiros e manufatureiros, oferecendo defesas avançadas baseadas em inteligência artificial e serviços gerenciados.
“Nosso crescimento na América Latina é uma prova de nossas parcerias e do objetivo comum de oferecer resultados de segurança cibernética que fazem uma diferença real”, afirma Wagner Tadeu, vice-presidente da Sophos para a região. “Estamos ajudando as organizações a proteger o que mais importa: seu pessoal, suas operações e seu futuro.”
Cases de sucesso reforçam maturidade em segurança
O avanço da Sophos na região é refletido na experiência de clientes que ampliaram sua maturidade em cibersegurança e reduziram custos operacionais com soluções integradas. A plataforma Sophos Central unifica XDR, endpoint, identidade, SIEM, rede, e-mail e proteção em nuvem, com suporte de MDR e serviços de consultoria especializados.
No Brasil, a AFUBRA modernizou suas operações agrícolas com Sophos Endpoint, XDR e MDR, obtendo monitoramento 24 horas e redução significativa do tempo e custo de resposta a incidentes. “A plataforma da Sophos foi fundamental para nos ajudar a alcançar uma visão de segurança contínua, resiliência operacional e escalabilidade”, comenta Paulo Guedes, gerente de TI da Agro Comercial AFUBRA LTDA.
No México, a Universidad Autónoma de Yucatán (UADY) implementou Firewall, Endpoint com Intercept X, Sophos Central e Phish Threat, fortalecendo a proteção de cinco campus e 28 mil usuários. “Os produtos da Sophos têm sido fundamentais para fortalecer nossas capacidades de segurança cibernética e gerenciamento de tecnologia na UADY”, afirma Wilbert Pérez Segura, chefe de segurança de computadores da universidade.
O Grupo Madero, rede de restaurantes brasileira, consolidou a proteção de 276 unidades em 18 estados com XGS Firewalls, MDR, Cloud Optix e Zero Trust Network Access. “Ao consolidar a segurança em uma plataforma unificada, resiliente e adaptável, estamos reduzindo custos operacionais, protegendo melhor nossa infraestrutura e elevando nossa postura de defesa cibernética”, diz Lucas Dias, gerente de Infraestrutura Corporativa do Grupo Madero.
Após a aquisição da Secureworks, a Sophos expandiu seu portfólio de segurança com o lançamento do ITDR (Identity Threat Detection and Response), novos serviços de consultoria e integração com a plataforma Taegis. Essas iniciativas reforçam a liderança da empresa em MDR e permitem que organizações ampliem ou terceirizem completamente suas operações de segurança, reduzindo custos e aumentando a eficiência.
Investimento na região e presença em eventos
A Sophos mais que dobrou sua equipe na América Latina, fortalecendo vendas, pré-vendas, gerentes de sucesso do cliente e suporte técnico local, além de ampliar participação em eventos estratégicos, como CRN XChange (México), Futurecom, Gartner Security & Risk Management Summit e Dell Technologies Forum (Brasil) e eventos 8×8 no Chile.
“O investimento contínuo em conhecimento local, engajamento com clientes e parceiros e tecnologia de segurança de ponta reflete nosso compromisso de longo prazo em capacitar as organizações da região para que cresçam com confiança e segurança”, afirma Wagner Tadeu.













