A Commvault anunciou uma nova experiência de uso para empresas que buscam fortalecer sua resiliência cibernética. A companhia apresentou uma interface baseada em linguagem natural que coloca a conversação no centro da gestão de backup, automação e recuperação de dados. A solução utiliza o Model Context Protocol, o MCP, servidor próprio que conecta sistemas corporativos a assistentes de Inteligência Artificial generativa como ChatGPT Enterprise e Claude.
A proposta é permitir que os usuários configurem, monitorem e executem tarefas críticas no Commvault Cloud por meio de comandos conversacionais, reduzindo complexidade operacional e acelerando processos de proteção. Segundo a empresa, a tecnologia oferece simplicidade sem comprometer padrões de segurança ou conformidade.
IA para simplificar a resiliência cibernética em nuvem híbrida
O novo modelo cria uma experiência unificada para todas as cargas de trabalho protegidas pela Commvault, abrangendo ambientes SaaS, nuvem e infraestrutura híbrida. Para a companhia, a tecnologia representa um avanço na integração entre GenAI e operações corporativas, usando a Inteligência Artificial como apoio direto à tomada de decisão e à automação de rotinas críticas.
Christopher N. Colla, vice-presidente de Tecnologia da Informação e CIO da B&G Foods, reforça o impacto da novidade no dia a dia das equipes. “Com este tipo de simplicidade de IA, podemos gastar menos tempo gerenciando trabalhos de backup de rotina e mais tempo pensando em como fortalecer nossa estratégia de resiliência. É muito fácil pedir ao nosso assistente de IA para lidar com um backup ou verificar um status de recuperação. Agora, essa mesma simplicidade se aplica a manter nossos dados seguros”, diz.
Para Johnny Yu, gerente de pesquisa da IDC, a iniciativa tem foco claro no aprimoramento da experiência humana. “A IA conversacional da Commvault é uma aplicação pragmática da GenAI para proteção de dados. Seu foco não é a autonomia da IA, mas sim otimizar a interface entre a ferramenta de proteção de dados e o usuário humano. Dito isso, ela estabelece as bases para a autonomia da IA, criando rastreabilidade e responsabilidade por cada ação da IA”, afirma.
Segurança, governança e rastreabilidade no centro do MCP
Toda a interação com o Commvault Cloud ocorre pelo MCP, camada que governa autenticação, acesso e criptografia. A Commvault reforça que não utiliza dados de clientes para treinar modelos externos, mantendo privacidade e segurança sob seus próprios padrões de proteção. As plataformas de IA generativa usadas pelos clientes operam de acordo com controles definidos pela própria empresa contratante.
Pranay Ahlawat, diretor de Tecnologia e IA da Commvault, destaca que a evolução da interface conversacional abre caminho para uma nova etapa na automação inteligente. “Na Commvault, estamos indo além das interfaces conversacionais para permitir a resiliência agêntica, em que a IA pode agir em nome das equipes de forma segura e transparente. Ao adotar o MCP, damos às empresas a base para automatizar fluxos de trabalho de recuperação e proteção dentro das diretrizes do NIST Risk Management Framework. É assim que unimos simplicidade e confiança na era das operações de IA”, explica.
A tecnologia será disponibilizada conforme as plataformas de IA generativa empresariais forem suportadas, incluindo ChatGPT Enterprise e Claude. A Commvault informa que novas integrações com outros assistentes corporativos estão em avaliação, acompanhando a evolução do ecossistema de GenAI.





