A Red Hat, líder em código aberto, e a NVIDIA, referência em inteligência artificial, anunciaram a expansão de sua colaboração, agora focada em integrar tecnologias open source empresariais aos avanços da IA e da infraestrutura em escala de rack.
A nova iniciativa tem como destaque o Red Hat Enterprise Linux for NVIDIA, uma versão especializada do Linux corporativo, otimizada para a plataforma NVIDIA Rubin, com suporte planejado para operações no Red Hat OpenShift e Red Hat AI.
“As inovações arquitetônicas da NVIDIA tornaram a IA um imperativo, provando que o stack de computação definirá o futuro da indústria”, afirmou Matt Hicks, presidente e CEO da Red Hat. “Para acompanhar essas mudanças desde o lançamento, a Red Hat e a NVIDIA pretendem oferecer suporte do Dia 0 para as arquiteturas NVIDIA mais recentes em todo o portfólio de nuvem híbrida e IA da Red Hat. Juntos, estamos impulsionando a próxima geração da IA empresarial com o poder do open source”, completou.
“A Red Hat revolucionou a computação empresarial com um software open source de alto desempenho”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Na era da IA, todo o stack de computação está sendo reinventado do zero, incluindo chips, sistemas, middleware, modelos e ciclo de vida da IA. Juntas, a NVIDIA e a Red Hat estão industrializando o open source para levar a IA às empresas, começando pela plataforma NVIDIA Vera Rubin”, concluiu.
Preparação para IA em produção
Com a transição da IA da experimentação para a produção, muitas empresas buscam stacks de infraestrutura estáveis, seguros e de alto desempenho. A plataforma NVIDIA Rubin, equipada com a CPU NVIDIA Vera e GPUs avançadas, foi projetada para oferecer desempenho elevado em IA autônoma e raciocínio avançado.
Ao oferecer suporte do Dia 0 para esta plataforma, a Red Hat pretende permitir que organizações escalem suas iniciativas de IA com confiabilidade de nível empresarial, mantendo consistência operacional em toda a nuvem híbrida.
Red Hat Enterprise Linux for NVIDIA e o ecossistema de IA
A nova versão do Linux corporativo oferecerá suporte completo a:
Red Hat Enterprise Linux: integrará o hardware NVIDIA Rubin com ecossistemas de software de IA, incluindo suporte à NVIDIA Confidential Computing para proteção de dados e modelos.
Red Hat OpenShift: permitirá implantação e gerenciamento de cargas aceleradas, com suporte a CUDA X e NVIDIA BlueField para redes avançadas e otimização de recursos.
Red Hat AI: expandirá integrações para inferência distribuída usando modelos open source da NVIDIA, incluindo visão computacional, robótica e soluções verticais.
O Red Hat Enterprise Linux for NVIDIA manterá compatibilidade com a versão principal do sistema, permitindo migração sem impacto para clientes que precisarem do Linux tradicional.
Benefícios da nova plataforma Linux para IA
A integração proporciona:
- Interoperabilidade validada com aceleradores NVIDIA
- Gerenciamento otimizado de drivers e toolkits CUDA
- Segurança reforçada com SELinux e monitoramento proativo de vulnerabilidades
- Consistência operacional em nuvem híbrida, edge e on-premises
- Acesso a um amplo ecossistema de software, hardware e nuvem open source
Disponibilidade
O suporte ao Red Hat Enterprise Linux para NVIDIA Vera Rubin estará disponível no segundo semestre de 2026, com acesso a drivers e ferramentas pelo Red Hat Customer Portal.





