O setor de telecomunicações passa por um momento estratégico de transformação, impulsionado pela migração de arquiteturas tradicionais para modelos nativos de nuvem. Nesse cenário, os provedores de serviços precisam de uma base de dados capaz de sustentar cargas de trabalho críticas, acompanhar a automação de redes baseada em inteligência artificial e manter altos níveis de confiabilidade em escala global.
Foi nesse contexto que a Nokia definiu, em junho de 2023, o Red Hat OpenShift como sua principal plataforma de referência para aplicações de núcleo de redes. Mais recentemente, a empresa anunciou a escolha da Pure Storage como base da infraestrutura de dados de sua nuvem de telecomunicações de próxima geração.
Arquitetura de referência integrada
A colaboração entre Nokia, Pure Storage e Red Hat estabelece uma arquitetura de referência para a construção de camadas de dados integradas, da borda ao núcleo e à nuvem. A proposta é oferecer segurança, escalabilidade e simplicidade operacional adequadas a cargas de trabalho nativas de nuvem e a redes autônomas.
“A primeira parceria com a Nokia é um marco significativo que une duas empresas inovadoras com uma visão compartilhada para o futuro das redes nativas da nuvem. A Pure Storage fornecerá a plataforma de dados confiável e de alto desempenho que sustenta as CNFs (Cloud Native Networks) e aplicações de nuvem de contêineres de última geração da Nokia, oferecendo a escala, a eficiência e a simplicidade que os provedores de serviços exigem. Estamos entusiasmados em trazer a tecnologia all-flash líder do setor para esta colaboração e desbloquear novas oportunidades juntos”, diz Maciej Kranz, gerente geral da divisão Enterprise da Pure Storage.
Red Hat OpenShift como base da estratégia
O Red Hat OpenShift sustenta a estratégia de nuvem da Nokia como uma fundação consistente, de nível carrier-grade, para funções de rede nativas de nuvem e para aplicações que viabilizam a operação autônoma das redes. A adoção da Pure Storage como camada de dados busca garantir resultados previsíveis e modelos de implantação replicáveis em diferentes ambientes, com uma solução totalmente gerenciada ao longo de todo o ciclo de vida.
“A Nokia selecionou a Pure Storage como solução de armazenamento para nossa arquitetura de referência da plataforma Red Hat OpenShift devido à sua tecnologia all-flash líder do setor, que oferece velocidade, escalabilidade e sustentabilidade incomparáveis, essenciais para as exigentes aplicações de telecomunicações atuais, incluindo Nokia CNFs, aplicações e cargas de trabalho de IA. Sua eficiência inerente aumenta o desempenho e reduz significativamente o consumo de energia e o CO2e incorporado em comparação com os sistemas de armazenamento tradicionais, alinhando-se firmemente às prioridades ambientais da Nokia”, diz Marcelo Cheminn Madruga, diretor de Tecnologia de Portfólio, Incubação e Arquitetura da Nokia Mobile Infrastructure Cloud and Network Services.
Camada de dados unificada
No centro da solução está uma arquitetura técnica de referência baseada no Red Hat OpenShift, com as CNFs da Nokia apoiadas pelo FlashArray da Pure Storage como principal infraestrutura de dados. O modelo operacional consistente permite adoção em múltiplos ambientes, substituindo estratégias fragmentadas de armazenamento por uma camada de dados unificada, adequada tanto para aplicações de borda quanto para recursos centralizados de nuvem.
“A Nokia e a Red Hat têm uma colaboração consolidada e comprovada globalmente, construída em torno do Red Hat OpenShift como base para os CNFs da Nokia. Essa colaboração confiável fornece aos provedores de serviços uma plataforma robusta, aberta e escalonável para serviços inovadores. A Pure Storage aprimora esse ecossistema, fornecendo uma camada de dados de alto desempenho e com eficiência energética, que já é confiável para muitos provedores de serviços globais que executam ambientes Red Hat. Juntas, Nokia, Red Hat e Pure Storage oferecem uma base integrada de nível de operadora para a transformação moderna”, diz Honoré LaBourdette, vice-presidente de Sucesso do Ecossistema Global de Telecomunicações da Red Hat.
Disponibilidade e modelos de adoção
A versão mais recente do Nokia on Red Hat OpenShift, com suporte da Pure Storage, foi declarada Pronta para Venda em dezembro, com projetos de clientes já em andamento. A disponibilidade geral da solução está prevista para abril de 2026.
A Nokia oferece dois caminhos de adoção, uma solução liderada pela própria empresa, baseada em arquitetura de referência com gerenciamento completo do ciclo de vida, ou a aquisição direta da Pure Storage, mantendo alinhamento às diretrizes técnicas da Nokia e consistência operacional no ambiente Red Hat OpenShift.





