Um estudo recente conduzido pela FTI Consulting, Inc. (NYSE: FCN) apontou que os executivos brasileiros estão cada vez mais preocupados com a cibersegurança, porém enfrentam desafios na compreensão e na comunicação dos riscos envolvidos. A pesquisa, intitulada “CISO Redefined: Navigating C-Suite Perceptions & Expectations”, revelou uma lacuna significativa na comunicação entre líderes empresariais e chefes de segurança da informação (CISOs), podendo representar uma ameaça aos negócios.
De acordo com o estudo, 59% dos executivos brasileiros consideram a segurança da informação e a cibersegurança como temas prioritários em 2024, o que representa um aumento de 20 pontos percentuais em relação à média global de 39%. No entanto, 43% dos líderes brasileiros entrevistados relataram que os CISOs têm dificuldade em traduzir os riscos de cibersegurança em termos financeiros ou materiais, um problema que afeta apenas 30% da média global.
Meredith Griffanti, Chefe Global da prática de Comunicação para Cibersegurança e Privacidade de Dados da FTI Consulting, destacou que “está claro que tanto a liderança como os CISOs reconhecem a importância do risco cibernético, mas é necessário trabalhar mais para garantir que eles se entendam sobre o assunto”. A pesquisa indicou que 98% dos executivos no Brasil e 94% globalmente percebem um aumento da relevância das questões de cibersegurança nos últimos 12 meses, resultando em um aumento significativo nos investimentos para prevenir ataques cibernéticos.
No Brasil, os executivos planejam um aumento médio de 34% nos orçamentos de cibersegurança nos próximos um a dois anos, em comparação com 23% globalmente, e de 53% nos próximos três a cinco anos, em comparação com 36% no cenário global. Além disso, 100% dos executivos brasileiros enfatizam a importância do treinamento dos CISOs para aprimorar suas habilidades de comunicação, sendo que 41% consideram essa necessidade como urgente.
Adriana Prado, líder da prática de Comunicação Estratégica da FTI Consulting no Brasil, destacou que “equipar os CISOs com habilidades efetivas de comunicação é crucial para que as organizações avaliem suas vulnerabilidades e prioridades adequadamente e assim se protejam contra o crescente risco cibernético enfrentado por todas as indústrias hoje”.
A pesquisa foi conduzida online em novembro de 2023 pela prática de Digital & Insights da FTI Consulting, contando com a participação de 787 executivos da alta administração em organizações com mais de 500 funcionários em setores-chave. As empresas representadas possuem receitas agregadas de US$ 21,5 trilhões e 3,69 milhões de funcionários globalmente.