A Accenture (NYSE: ACN) anunciou a ampliação de seus serviços de segurança cibernética com a introdução de novas tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) generativa, segurança quântica e proteção contra deepfakes. O objetivo é ajudar organizações de diversos setores a fortalecer sua resiliência cibernética e se reinventar no cenário digital.
Ameaças cibernéticas impulsionadas por IA
A crescente utilização de IA generativa e modelos de linguagem ampla (LLMs) pelos cibercriminosos tem gerado novos tipos de ataques cibernéticos. Segundo dados dos pesquisadores de inteligência cibernética da Accenture (ACI), houve um aumento de 223% nas transações de ferramentas relacionadas a deepfakes nos fóruns da dark web no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Esse crescimento destaca a necessidade urgente de estratégias de segurança cibernética avançadas.
“A segurança cibernética moderna protege todo o negócio, desde o núcleo digital à cadeia de suprimentos, e se baseia em proteções à prova de quantum e se alimenta por IA generativa, que são vitais à medida que os cibercriminosos aumentam os tipos de ataques usando tecnologias avançadas de IA”, afirmou Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture. “Nossos novos serviços e centros de segurança cibernética ajudam nossos clientes a usar as tecnologias mais recentes para proteger seus ativos críticos e aumentar sua resiliência, para que possam se reinventar com confiança.”
Novos serviços de segurança cibernética
A Accenture introduziu uma série de novos serviços para fortalecer a proteção das organizações, com foco em tecnologias emergentes. Alguns dos principais serviços incluem:
- Soluções de IA Segura: Estabelecem resiliência ao longo do ciclo de vida dos programas de IA, com simulações de ataques para identificar vulnerabilidades em sistemas de IA, incluindo LLMs. Também oferece um Diagnóstico de Segurança para detectar implantações não autorizadas de IA.
- Proteção contra Deepfakes: Através de parcerias com empresas como Reality Defender, a Accenture oferece testes de segurança, monitoramento e detecção de deepfakes, prevenindo ameaças que afetam desde centros de atendimento até videoconferências corporativas.
- Recuperação de Crise Cibernética Empresarial: Uma solução baseada em nuvem que permite a recuperação rápida da infraestrutura essencial, restaurando operações em horas em vez de semanas após um ataque cibernético.
- Segurança Quântica: A Accenture desenvolveu uma suíte para ajudar as empresas a substituir tecnologias de criptografia vulneráveis por algoritmos de segurança quântica, recomendados pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA.
Expansão e investimentos em infraestrutura
Com o objetivo de reforçar sua presença global, a Accenture expandiu sua rede de Cyber Future Centers, que agora inclui novos estúdios em Bruxelas e Washington, D.C., um Quantum Security Center em Bengaluru, e um Sovereignty Hub em Málaga. Estas instalações são impulsionadas por IA generativa e segurança quântica, com uma equipe local 24/7 dedicada à proteção de organizações críticas.
Em 2024, a Accenture também aumentou em 30% sua equipe de segurança cibernética, que agora conta com mais de 25 mil profissionais. A empresa também realizou 19 aquisições no setor de segurança desde 2015, incluindo a recente aquisição da Innotec Security na Europa e da Mnemo Mexico no México.
Protegendo organizações críticas globalmente
A Accenture tem trabalhado ativamente para proteger países contra ameaças cibernéticas, como no caso do Governo do Kuwait. A empresa está ajudando a fortalecer a infraestrutura de segurança cibernética do país por meio de um Centro Nacional de Operações de Segurança, com suporte da rede global de Cyber Future Centers.
O trabalho da Accenture visa aumentar a visibilidade, detecção e remediação de ataques cibernéticos, usando IA generativa para aprimorar a proteção das organizações mais críticas do país.
A expansão da Accenture no mercado de segurança cibernética reflete a crescente preocupação das empresas com os riscos cibernéticos, especialmente os impulsionados por IA. As novas ofertas da empresa visam não apenas a proteção, mas também a reinvenção das organizações em um ambiente digital cada vez mais complexo.













