A Nozomi Networks, líder em cibersegurança para OT (operational technology) e IoT (internet of things), anunciou a promoção de Alexandre Freire ao cargo de Chief Technology Officer de campo (CTO field) para a América Latina. Freire, que ocupa a posição de Latam Technical Sales Engineering na empresa há seis anos, será responsável pela expansão da companhia na região, com foco no crescimento da equipe, ampliação do portfólio de segurança cibernética e atuação em novos mercados, como data centers, cidades inteligentes, redes sem fio, agricultura e infraestrutura predial.
Objetivo: expandir a presença da Nozomi Networks na América Latina
Com a nova função, Freire terá como missão liderar a estratégia da Nozomi Networks em toda a América Latina, expandindo a atuação da empresa e fortalecendo a segurança cibernética em ambientes OT e IoT. O executivo também será responsável pelo suporte aos negócios, atuando de forma próxima aos clientes e colaborando com executivos C-level, especialmente CISOs, na análise de riscos cibernéticos.
“Os CISOs passaram a ser responsáveis pela gestão dos riscos da operação como um todo – e não apenas ambientes de TI – e estão numa curva de aprendizado. Nesse sentido, minha nova função será suportar toda a jornada desses executivos rumo à segurança de toda a operação”, explica Freire.
Apoio estratégico a executivos e ampliação geográfica
Além de suas funções como CTO, Freire operará como advisor aos executivos de negócios na jornada de mitigação de riscos em OT na região. A Nozomi Networks visa, com essa mudança, ampliar sua presença geográfica e ampliar o foco em novos setores e mercados.
Freire, que também é professor e pesquisador da pós-graduação em defesa perimetral na UFRJ, tem vasta experiência no mercado de segurança cibernética. Antes de ingressar na Nozomi Networks, ocupou cargos estratégicos em empresas como Palo Alto Networks, Oracle e IBM.