A Trend Micro, líder global em segurança cibernética, divulgou uma pesquisa inédita que aponta as principais percepções e hábitos dos consumidores em relação aos golpes digitais. O estudo, intitulado Global State of Scams Report 2024, realizado em parceria com a GASA (Global Anti-Scam Alliance), revela que, em 2024, os consumidores perderam mais de US$ 1 trilhão devido a crimes digitais, como fraudes e roubos de identidade.
A pesquisa destaca equívocos comuns entre os consumidores, que tornam as vítimas mais suscetíveis a golpes. Um dos dados mais alarmantes aponta que mais de um terço dos consumidores acreditam que só podem ser vítimas de golpes on-line se compartilharem informações excessivas na internet. No entanto, com o aumento de vazamentos de dados, os criminosos conseguem acessar informações pessoais dos consumidores através de canais privados, como vazamentos de dados e redes sociais.
Inteligência artificial aumenta a periculosidade dos golpes
Outro dado relevante da pesquisa revela que 45% dos entrevistados acreditam que podem facilmente identificar golpes devido a erros gramaticais ou ortográficos em mensagens de texto ou e-mails. No entanto, com o uso crescente de Inteligência Artificial Generativa, os cibercriminosos têm conseguido criar mensagens convincentes, eliminando os sinais evidentes de fraude, como erros de digitação.
“As tecnologias têm avançado para garantir a segurança on-line, mas as pessoas precisam ter em mente que o comportamento e as escolhas de cada um na internet são igualmente importantes para a prevenção dos riscos digitais. A adoção de boas práticas, tanto por empresas como pelos cidadãos, é fundamental para se proteger e contribuir para um espaço virtual mais seguro”, afirma Flávio Silva, diretor de Tecnologia da Trend Micro Brasil.
Golpes afetam consumidores globalmente
O estudo, que envolveu 6 mil consumidores em cinco países, também revelou que, apesar do impacto financeiro massivo dos golpes, apenas 15% dos entrevistados discutem a prevenção de golpes com amigos ou familiares. Essa falta de conscientização contribui para a propagação de crimes digitais em diversas faixas etárias e grupos sociais.
“Os golpes estão entre os desafios mais perigosos do mundo digital, atualmente, não apenas para os idosos, mas para pessoas de todas as idades. Estamos empenhados em abordar essa questão como prioridade e valorizamos nossa colaboração com a Trend Micro para proteger o público em geral por meio de iniciativas educacionais”, comenta Russell Slater, diretor de Parcerias Corporativas do Conselho Norte-Americano de Envelhecimento (NCOA).
Ações da Trend Micro no combate aos golpes digitais
A Trend Micro tem se comprometido em combater os golpes digitais com ações focadas em inovação, educação e colaboração. Entre as iniciativas mais recentes está o Trend Micro ScamCheck, uma ferramenta que ajuda os consumidores a identificar golpes potenciais, incluindo ameaças crescentes baseadas em Inteligência Artificial e deepfakes.
Além disso, a Trend Micro tem promovido programas educacionais desde 2008, impactando mais de 5 milhões de pessoas. Em março de 2025, a empresa lançará uma série de webinars dedicados ao combate a golpes digitais.
Por fim, a Trend Micro é a primeira parceira fundadora da GASA e patrocinadora dos summits globais da instituição, com destaque para a próxima cúpula, que ocorrerá em Londres, nos dias 26 e 27 de março, onde executivos da empresa coordenarão uma trilha sobre prevenção de golpes.
Para mais informações sobre o Summit, acesse aqui.