A Bosch, empresa global de tecnologia e serviços, reforça seu compromisso com a equidade de gênero no setor de tecnologia. A Bosch Digital, divisão responsável pela transformação digital na empresa, estabeleceu uma meta ambiciosa: até 2030, 30% do seu quadro de colaboradores será composto por mulheres. Atualmente, esse número é de 24%.
“Investir na equidade de gênero é uma questão além de impacto social, é também uma estratégia inteligente para os negócios. Diversidade traz novas perspectivas, impulsiona a inovação e, consequentemente, melhora os resultados financeiros da empresa”, destaca Ana Alves, responsável pelo Recursos Humanos da Bosch Digital na América Latina.
No que se refere à liderança, a empresa já superou sua meta inicial. O objetivo era alcançar 25% de mulheres em cargos de gestão até 2030, mas esse número já foi superado em 2025, atingindo 31%.
“Com uma trajetória marcada por desafios e conquistas dentro de TI, hoje, como gestora, busco ampliar a presença feminina na tecnologia, principalmente na infraestrutura, minha área de atuação, promovendo através da diversidade a inovação. Para isso, a Bosch Digital está comprometida a criar oportunidades para mulheres em todos os níveis de atuação”, afirma Paula Prado, gerente de Tecnologia da Informação da Bosch Digital.
Academia de Talentos Digitais abre novas vagas
Criada em 2020, a Digital Talent Academy (DTA) tem sido um dos principais pilares na capacitação de mulheres para a área de tecnologia. Atualmente, 58% dos participantes da iniciativa são do sexo feminino.
A Escola Técnica de Aprendizagem da Bosch (ETS) está com 32 vagas abertas para cursos técnicos em Soluções Digitais e Manufatura Digital. O processo seletivo acontece em três etapas, com provas de conhecimentos gerais, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais com instrutores do programa. As inscrições podem ser feitas até 18 de abril.
Capacitação digital para mulheres
Em parceria com a AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha), a Bosch lançou o programa Women Going Digital, que oferece 1000 vagas para mulheres interessadas em capacitação na área de transformação digital. O curso, totalmente online e gratuito, tem 40 horas de conteúdo distribuídas em 16 módulos, abordando desde inovação até privacidade e segurança de dados.
A iniciativa busca ampliar a presença feminina em temas ligados à digitalização, proporcionando mais oportunidades de empregabilidade e recolocação profissional. A seleção das participantes será baseada em critérios socioeconômicos, como renda familiar, dependentes e ocupação atual. As inscrições para o programa seguem abertas até 11 de abril aqui.
Com essas ações, a Bosch reafirma seu compromisso com a diversidade no setor de tecnologia, promovendo mais inclusão e inovação na área digital.