Pelo segundo ano consecutivo, as empresas de tecnologia Blend IT e Kron Digital firmam parceria com a #SerMulherEmTech, associação que atua para ampliar a presença feminina no setor de tecnologia. O patrocínio reforça o compromisso das companhias com a diversidade e a inclusão no universo STEM — sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
A iniciativa tem como objetivo estimular o interesse de meninas e mulheres pela carreira tecnológica, conectando parceiros, ONGs e voluntárias a ações práticas que visam criar oportunidades, promover representatividade e reduzir desigualdades de gênero na área.
Mentoria para transformação
Um dos pilares da atuação da #SerMulherEmTech é seu Programa de Mentoria gratuito, que já atendeu mais de 100 mulheres somente em 2024. O programa é direcionado a mulheres cis e trans com 18 anos ou mais, e oferece a oportunidade de trocas com profissionais experientes do mercado.
Podem participar estudantes do ensino fundamental II, ensino médio, em período de gap year, universitárias dos primeiros anos de graduação, mulheres em transição de carreira ou que desejam retornar ao setor tecnológico. Os encontros são conduzidos por executivas de grandes empresas, com foco em orientação, desenvolvimento pessoal e networking.
Empresas comprometidas com diversidade
Segundo dados da Brasscom (Associação das Empresas de TIC e Tecnologias Digitais), as mulheres representam apenas 39% dos empregos no setor de tecnologia no Brasil. Na contramão dessa realidade, 25% dos colaboradores da Blend IT e da Kron Digital já são mulheres, índice que sobe para 42% nos cargos de gestão e liderança.
“Ainda que tenham ocorrido avanços significativos nos últimos tempos, as ações de conscientização e incentivo da presença feminina na área tecnológica seguem sendo extremamente relevantes e necessárias. Empresas como a Blend IT e a Kron Digital não só acreditam no nosso propósito, mas também se empenham ativamente para impulsionar o protagonismo de mulheres na tecnologia, contribuindo para que mais meninas e mulheres se inspirem, cresçam e sejam líderes neste setor tão promissor”, afirma Silvana Fumura, CEO da #SerMulherEmTech.
Ações internas e externas de valorização feminina
A parceria com a #SerMulherEmTech é parte de uma série de ações das empresas para valorizar e dar visibilidade à presença feminina no mercado de TI.
“Além de apoiarmos projetos como a #SerMulherEmTech, realizamos uma série de ações para valorizar tanto a história de profissionais do nosso time como de mulheres que contribuem ou contribuíram para luta feminina por direitos e equidade. Em março deste ano, por exemplo, tivemos a semana da mulher. Ao longo do ano, temos palestras educativas e encontros de conscientização para cuidados, valorizando a saúde e o bem-estar do público feminino”, destaca Roberta Perussi, gerente de projetos na Blend IT e uma das mentoras da edição 2024 do programa.
Sobre a #SerMulherEmTech
Criada em 2016 como um coletivo de voluntárias, a #SerMulherEmTech se tornou uma associação formal em 2023, fundada por Ana Dividino, Ana Laura Navarro, Cyntia De Lábio, Elisabete Waller, Kecy Ceccato e Silvana Fumura. A organização atua com o propósito de formar uma rede de apoio e inspiração para mulheres na tecnologia, oferecendo mentorias, conteúdos educativos e parcerias com empresas e instituições.
Para mais informações sobre o programa e outras ações da #SerMulherEmTech, acompanhe a associação no Instagram e LinkedIn.