A Nutanix anunciou oficialmente a Cloud Native AOS, solução voltada a ambientes Kubernetes que oferece resiliência de dados e recuperação de desastres integrada para aplicações conteinerizadas. A nova oferta marca um passo importante na estratégia da empresa ao estender seus serviços de dados para infraestruturas bare metal nativas da nuvem e ambientes multicloud híbridos, dispensando o uso de hypervisores.
Segundo a companhia, a Cloud Native AOS permite a consolidação do gerenciamento de armazenamento em ambientes distribuídos e híbridos, atendendo à demanda crescente por soluções capazes de proteger dados em data centers, ambientes de borda e hyperscalers.
Armazenamento para infraestrutura nativa da nuvem
A crescente adoção de aplicações nativas da nuvem impulsiona a busca por plataformas unificadas de dados, capazes de operar de forma consistente em diferentes ambientes. A Cloud Native AOS atende a essa demanda com uma abordagem que elimina a dependência de hypervisores e permite executar serviços de dados diretamente sobre infraestrutura bare metal ou em nuvem pública.
Com isso, desenvolvedores ganham maior controle e agilidade ao automatizar o gerenciamento de dados via APIs Kubernetes, o que facilita a integração com fluxos de trabalho já existentes.
“A Nutanix construiu uma plataforma completa para infraestrutura com serviços de dados avançados em data centers virtualizados”, afirma Thomas Cornely, vice-presidente sênior de Gestão de Produtos da Nutanix. “Agora, estamos expandindo o alcance da nossa plataforma para usuários de infraestrutura nativa em nuvem no serviço Kubernetes em nuvens públicas e em bare metal, oferecendo resiliência e segurança.”
Benefícios da Cloud Native AOS
A nova solução da Nutanix foi desenvolvida para suportar operações críticas em qualquer ambiente, do desenvolvimento à produção, com foco na simplicidade operacional e na continuidade dos negócios. Entre os principais recursos anunciados, estão:
- Resiliência pronta para uso: Protege aplicações conteinerizadas com recuperação de desastres entre zonas de disponibilidade, nuvens públicas e ambientes locais.
- Mobilidade nativa da nuvem: Suporte à migração contínua de aplicações e dados, com flexibilidade para movimentações entre ambientes cloud e on-premises.
- Gerenciamento de dados via Kubernetes: APIs nativas permitem controle de autoatendimento e automação para desenvolvedores.
De acordo com a Nutanix, a Cloud Native AOS já está em acesso antecipado no Amazon EKS e será disponibilizada ao público geral no segundo semestre de 2025. O acesso antecipado para ambientes on-premises em servidores bare metal está previsto ainda para este ano.
A resposta ao desafio da complexidade no Kubernetes
O lançamento da Cloud Native AOS surge em um momento em que o mercado enfrenta o desafio de alinhar aplicações cloud native aos requisitos de segurança, disponibilidade e compliance corporativos.
“As empresas estão adotando cada vez mais o Kubernetes para orquestração de aplicações e enfrentam o desafio de integrar essas aplicações nativas da nuvem aos fluxos de trabalho existentes, ao mesmo tempo em que atendem aos SLAs de negócios”, analisa Dave Pearson, vice-presidente de Pesquisa de Infraestrutura da IDC. “A solução Cloud Native AOS ajuda a fechar essa lacuna ao trazer mobilidade de dados e recuperação de desastres para a camada de dados das aplicações nativas da nuvem, oferecendo um novo modelo de implantação para o sistema de armazenamento AOS.”