A Sensormatic Solutions, portfólio global da Johnson Controls especializado em tecnologia para o varejo, anunciou nesta terça-feira (8) uma importante atualização de sua solução baseada em nuvem para prevenção de perdas. O Shrink Analyzer, já conhecido por seu uso de RFID e análise avança
da, passa a incorporar recursos de machine learning para identificar furtos internos com mais agilidade, precisão e capacidade de aprendizado contínuo.
A atualização representa um avanço estratégico para o varejo, permitindo que os varejistas entendam, documentem e combatam crimes, fraudes e ocorrências internas de maneira mais eficiente.
“Para lidar de forma eficaz com as perdas no varejo, os ecossistemas de dados dos varejistas precisam de contexto”, afirma Tony D’Onofrio, presidente da Sensormatic Solutions. “É preciso enxergar todas as áreas da operação — do salão de vendas até o estoque, e além — e evoluir com as mudanças. As novas capacidades de machine learning do Shrink Analyzer representam um avanço significativo na forma como as equipes de prevenção podem identificar as perdas, validar e acelerar o registro de casos.”
Machine learning acelera detecção e combate ao “sweethearting”
Entre os principais aprimoramentos da nova versão está a funcionalidade de Sweetheart Detection, que ajuda a identificar comportamentos suspeitos de colaboradores, como a conivência com furtos em caixas de autoatendimento (o chamado sweethearting) e falhas no escaneamento de produtos. Com o cruzamento de dados de vendas por item, inventário, conduta de funcionários e registro de saídas, o Shrink Analyzer passa a oferecer rastreamento mais eficaz de táticas criminosas e permite ações corretivas imediatas.
Dados mais confiáveis e investigações mais produtivas
Com a capacidade de processar centenas de pontos de dados por segundo via RFID, o Shrink Analyzer ganha também um novo recurso: o Shrink Confidence Score. A funcionalidade automatiza a agregação e limpeza dos dados coletados, elevando a confiabilidade das informações utilizadas em investigações. Isso responde a uma demanda apontada por 49% dos varejistas entrevistados em pesquisa recente da VDC Research.
Outro ganho expressivo está na automação do registro de casos e indexação de vídeos, o que aumenta significativamente a produtividade das equipes de segurança e acelera o envio de provas às autoridades — um objetivo direto de 37% dos varejistas, segundo o mesmo estudo.
Integração com qualquer ecossistema de análise no varejo
Mantendo a proposta de flexibilidade, o Shrink Analyzer continua compatível com diferentes plataformas de inventário e totalmente integrado à suíte de hardware RFID da Sensormatic Solutions. A solução pode ser incorporada a qualquer ecossistema analítico já existente no varejo, permitindo que os novos recursos comecem a gerar valor sem a necessidade de substituição de infraestrutura.
As novas funcionalidades devem ser disponibilizadas globalmente até o final de 2025, ampliando o uso estratégico de inteligência artificial no varejo e reforçando a atuação da Sensormatic na prevenção de perdas internas — uma das maiores preocupações do setor atualmente.





