A Accenture (NYSE: ACN) e a Microsoft (NASDAQ: MSFT) anunciaram a ampliação de sua colaboração no desenvolvimento de soluções de cibersegurança baseadas em inteligência artificial generativa (Gen-AI). A iniciativa visa apoiar empresas na mitigação de ameaças, consolidação de tecnologias e otimização de custos operacionais.
Segundo o relatório State of Cyber Resilience 2025, da Accenture, 90% das organizações ainda não estão preparadas para enfrentar ciberameaças potencializadas por inteligência artificial. A aliança entre Accenture e Microsoft reúne a expertise em segurança cibernética, transformação digital e conhecimento setorial da Accenture com as tecnologias avançadas de segurança da Microsoft. O resultado são soluções integradas em quatro áreas prioritárias: modernização de centros de operações de segurança (SOC), proteção automatizada de dados, migração segura e gestão de identidades (IAM).
“As ameaças cibernéticas globais, agora alavancadas por IA, estão se intensificando em velocidade, sofisticação e escala. Ao adotar soluções de automação e IA generativa, as organizações podem reinventar suas operações de segurança e se antecipar às ameaças cibernéticas adversárias em crescimento”, afirmou Paolo Dal Cin, líder global da Accenture Security. “A força combinada da Accenture e da Microsoft ajudará os clientes a se prepararem para futuras ameaças cibernéticas, manterem dados críticos protegidos e aumentarem a resiliência dos negócios. Esse relacionamento ampliado sinaliza para o setor que somos mais fortes juntos”.
Case: Nationwide transforma segurança com IA
A Nationwide Building Society, maior sociedade de crédito imobiliário do mundo, com mais de 17 milhões de clientes no Reino Unido, foi uma das organizações a adotar as soluções co-desenvolvidas por Accenture e Microsoft. A instituição migrou para o Microsoft Sentinel, plataforma que unifica e simplifica a infraestrutura de segurança, acelerando a detecção de ameaças com suporte de IA generativa.
“Em um ambiente de ameaças dinâmico e complexo, é fundamental que continuemos a aprimorar nossas operações de segurança cibernética para mantermos a vantagem. O suporte da Accenture em nossa migração para o Microsoft Sentinel foi inestimável para nos posicionar para o sucesso. O uso de inteligência artificial generativa para viabilizar a migração permitiu que realizássemos essa mudança de forma mais eficiente, liberando capacidade para outras atividades de melhoria”, destacou David Boda, chief security & resilience officer da Nationwide.
Quatro pilares das soluções cibernéticas
1. Modernização de SOC
Combinando Microsoft Sentinel, Microsoft Defender e o Accenture Adaptive MxDR, a solução amplia a visibilidade sobre ameaças e melhora a resposta a incidentes. Ferramentas como o Microsoft Security Copilot permitem aos analistas priorizar alertas relevantes, aumentando em até 30% a eficiência operacional dos SOCs.
2. Proteção de dados e segurança em IA
A integração do Microsoft Purview com o framework de segurança de dados da Accenture automatiza a classificação e proteção de dados sensíveis no Microsoft 365, promovendo conformidade regulatória e colaboração segura em ambientes híbridos com uso intensivo de IA.
3. Migração e consolidação seguras
O uso do M365 E5 Security, aliado ao Accenture E5 Acceleration Playbook, permite que as empresas consolidem soluções legadas, reduzam a complexidade de fornecedores e alcancem economias de 35% a 50% em custos de segurança.
4. Gestão de identidade e acesso (IAM)
Baseada no Microsoft Entra Suite, a solução moderniza diretórios legados e aprimora a autenticação e governança de identidades corporativas, possibilitando até 50% de redução de custos com infraestrutura e suporte técnico.
“Estamos orgulhosos de moldar o futuro da segurança cibernética ao lado da Accenture, combinando seus profundos insights setoriais com a abrangência e a força da plataforma de segurança da Microsoft,” afirmou Vasu Jakkal, vice-presidente corporativo de Segurança da Microsoft. “No cenário atual de ameaças cibernéticas, em constante evolução, as organizações precisam de soluções que simplifiquem a complexidade e ofereçam proteção ponta a ponta em ambientes locais e na nuvem. Segurança é um trabalho coletivo — e juntos, Microsoft e Accenture estão capacitando os clientes com soluções abrangentes, impulsionadas por IA, que os ajudam a se antecipar às ameaças e alcançar novos níveis de resiliência”.













