A ICEYE, referência global em tecnologia de monitoramento satelital por radar de abertura sintética (SAR), anunciou a nomeação de Daniel Cleffi como CEO para a América Latina. A chegada do executivo marca uma nova fase de crescimento da companhia na região, com foco em parcerias locais e no fortalecimento de soluções estratégicas para áreas como defesa, meio ambiente e gestão de desastres naturais.
Com mais de 20 anos de atuação no setor de tecnologia e inovação, Cleffi acumula passagens por empresas como Microsoft e Google, além de ter sido fundador e CEO da MadCode, startup de educação em tecnologia adquirida pelo fundo H.I.G. Capital. É formado em Administração de Empresas pela PUC-SP.
“Estou muito animado por liderar a ICEYE na América Latina, uma região com grande potencial para tecnologia de monitoramento espacial. Nossa missão é expandir a presença da empresa e fortalecer parcerias locais, contribuindo com soluções inovadoras para áreas cruciais, como defesa, meio ambiente e monitoramento de desastres naturais”, afirmou Cleffi.
América Latina no foco global da ICEYE
A ICEYE tem ampliado sua presença em território latino-americano, com destaque para o Brasil, onde mantém uma parceria com o Governo Federal desde 2020. A empresa atua no setor de Defesa, monitorando o território nacional por meio do Projeto Lessonia, com uso de satélites SAR.
Segundo Rafal Modrzewski, CEO e cofundador da ICEYE, a demanda na região é crescente. “Vemos um grande potencial de crescimento para a ICEYE na América Latina. O Brasil foi nosso primeiro cliente a quem fornecemos um sistema de satélite soberano, que agora apoia os objetivos ambientais e de segurança nacional do país. Com base nas lições aprendidas com essa parceria, pretendemos aumentar nossa presença na região e levar nossas capacidades também a outros países”, afirmou.
Operações e expansão a partir do Brasil
O plano de expansão da ICEYE passa por reforçar parcerias estratégicas com governos e empresas da região. A demanda por dados SAR, serviços de observação da Terra e missões completas com satélites próprios tem crescido de forma significativa.
Desde 2018, a ICEYE já lançou 54 satélites SAR para clientes em todo o mundo e planeja colocar em órbita mais de 20 novos satélites entre 2025 e 2026. A partir do Brasil, a companhia pretende liderar esse movimento de crescimento, com soluções de monitoramento espacial de alto desempenho e foco em soberania e segurança nacional.













