A MeteoIA, empresa de tecnologia voltada à previsão e análise de riscos climáticos, anunciou a chegada de Daniel Brazil Protasio como novo Chief Commercial Officer (CCO). Com mais de 30 anos de atuação no setor de seguros, o executivo assume a missão de ampliar o uso da plataforma MIA Risk entre seguradoras e empresas impactadas pelas mudanças climáticas.
“A proposta é incorporar a probabilidade de impacto climático aos processos decisórios das empresas, promovendo maior previsibilidade e resiliência operacional”, afirma Daniel Protasio.
Formado em Ciências Atuariais, Daniel teve uma longa trajetória na MAPFRE Seguros, além de passagens pela CDA Corretora e Nova Assessoria. Em sua carreira, liderou áreas como inteligência de mercado, inovação e canais de distribuição, com forte atuação em subscrição de riscos e gestão de equipes de alta performance.
Plataforma MIA Risk já é usada por grandes empresas
A tecnologia da MeteoIA permite prever eventos climáticos com até 12 meses de antecedência e precisão de 1 hectare. A plataforma MIA Risk já está em uso por empresas como MAPFRE, Zurich Santander, Avla, Motiva, Arteris, Mitre e Natura, apoiando decisões em áreas como sinistros, pricing, subscrição e sustentabilidade.
“A MeteoIA possui modelagem climática inovadora que desafia duas fronteiras da meteorologia, horizonte temporal e a resolução espacial, entregamos informação para apoiar decisões estratégicas e de planejamento”, finaliza Daniel Protasio.
Expansão mira setores vulneráveis ao clima
Além do setor de seguros, a atuação de Daniel se estenderá a agronegócio, energia, mobilidade e infraestrutura, segmentos que enfrentam riscos crescentes com as mudanças climáticas e se beneficiam da inteligência climática da MeteoIA.
“A chegada de Daniel está alinhada à estratégia de expansão e diversificação da MeteoIA”, afirma Gabriel Perez, sócio fundador.
“Sua experiência no setor de seguros e capacidade de interlocução com diferentes perfis de clientes serão fundamentais para consolidar nossa presença em mercados estratégicos”, complementa Thomas Martin, também sócio da empresa.
“Com base em profundos estudos acadêmicos de doutorado desenvolvidos pelo Gabriel e Thomas, hoje é possível realizar previsões climáticas de longo prazo com alta resolução espacial. A inteligência artificial aplicada no clima gera dados robustos que permitem decisões estratégicas mais seguras diante dos riscos climáticos severos e crescentes”, finaliza Protasio.













