A GFT Technologies, empresa global de transformação digital centrada em inteligência artificial, anunciou Alessandro Buonopane como o novo CEO Latam. Aos 51 anos, o executivo assume a função neste mês e acumula o cargo de CEO Brasil, que ocupa desde 2021. Ele sucede Marco Santos, que passa a se dedicar exclusivamente à posição de CEO global da companhia.
Trajetória de crescimento no Brasil
Buonopane está na GFT desde 2015 e ocupou diferentes cargos de liderança nas áreas de Seguros, Finanças, Telecom e Saúde. À frente da operação brasileira, conquistou resultados expressivos: a receita no país cresceu mais de 75% em quatro anos, saltando de € 81,30 milhões em 2021 para € 142,58 milhões em 2024. Esse desempenho garantiu ao Brasil a primeira posição entre todas as unidades da GFT no mundo.
Agora, o desafio do executivo é replicar a estratégia bem-sucedida do Brasil em outros países da região e dobrar a receita da América Latina nos próximos quatro anos.
Estratégia AI-Centric para expandir resultados
A meta de Buonopane é consolidar a GFT como a melhor empresa AI-Centric focada em transformação digital, com prioridade para os setores de Serviços Financeiros, Seguros e Indústria. Ele destacou a importância da colaboração com os times locais e o apoio de uma equipe de liderança sólida para alavancar a estrutura já existente e ampliar a atuação global da companhia.
O CEO global, Marco Santos, ressaltou a importância da mudança. “Com Alessandro no comando e essa equipe de liderança forte em ação, Latam desempenhará um papel fundamental no sucesso futuro da GFT Technologies”, completa o CEO global, Marco Santos.
Inovação com inteligência artificial
Sob a gestão de Buonopane no Brasil, a GFT desenvolveu e lançou o Wynxx, solução de inteligência artificial generativa que automatiza etapas críticas do ciclo de desenvolvimento de software (SDLC). O produto já foi implantado em mais de 26 projetos em diversos setores.
O novo CEO Latam reforça seu entusiasmo para o próximo desafio. “Estou muito empolgado com esse novo desafio e orgulhoso pela confiança que a GFT e o Marco Santos sempre depositaram em mim. Só tenho a agradecer a todo o time do Brasil por me ajudar a obter essa oportunidade. E sei que agora poderei contar também com todo o time Latam para continuar esse trabalho que vem dando ótimos resultados, alinhado às diretrizes corporativas e à cultura da empresa. Sei que juntos vamos alcançar voos muito maiores”, analisa Buonopane.
Além de iniciar o planejamento estratégico para a América Latina, Buonopane já prepara o futuro da operação brasileira, com o objetivo de manter o desempenho de destaque alcançado durante sua liderança.





