A Mignow, empresa especializada em automação de migrações SAP com uso de inteligência artificial, concluiu em apenas oito meses o projeto de migração da GOL Linhas Aéreas para o SAP S/4HANA, novo sistema de gestão empresarial da SAP. O projeto, considerado de alta complexidade, foi executado sem comprometer os mais de 600 voos diários da companhia e a experiência dos 30 milhões de passageiros transportados anualmente.
“A GOL tem uma das rotinas mais exigentes do país. Trabalhar com esse nível de criticidade exige mais do que conhecimento técnico. É preciso garantir que a operação não pare. E é isso que a Mignow, com auxílio de automação inteligente entrega”, destaca Paulo Secco, CEO da Mignow.
Estabilidade e automação como pilares do projeto
A modernização do sistema de gestão da GOL era essencial para reforçar a segurança cibernética, a governança tributária e a escalabilidade da operação. A Mignow liderou o processo com foco em minimizar impactos durante a transição.
“O desafio era claro: garantir que uma operação dessa magnitude passasse por uma migração tecnológica crítica sem impactos. No dia seguinte ao Go-live, os sistemas funcionavam normalmente. Quando comunicamos que a migração já havia sido concluída, houve surpresa, pois não houve impacto ou disrupção de serviços. E esse, para mim, é o maior indicador de sucesso”, afirma Luiz Borrego, CIO da GOL.
A decisão de adotar o SAP S/4HANA foi motivada por metas estratégicas de compliance, melhoria de performance operacional e inovação digital. O projeto foi dividido em duas fases: a primeira garantiu a continuidade da operação, com mais de mil cenários de testes intensivos realizados ao longo de três meses. Graças à tecnologia de automação da Mignow, 80% das etapas de conversão foram executadas de forma automatizada, reduzindo riscos e acelerando o cronograma.
Segunda fase amplia o uso de tecnologias SAP
A segunda etapa do projeto, atualmente em andamento, foca na exploração avançada das funcionalidades do S/4HANA e da plataforma SAP BTP, incluindo análises em tempo real, automação de processos e ganhos contínuos de performance.
Os resultados da migração já são perceptíveis: relatórios que antes levavam 20 minutos agora são gerados em apenas dois, e a janela de downtime, inicialmente prevista para 12 dias, foi reduzida para dois finais de semana, sem ruídos operacionais.
“A Mignow transforma o processo de migração, trazendo velocidade e segurança por meio da inteligência artificial. No caso do projeto GOL, o prazo total do projeto era desafiador quando comparado ao tamanho da base, e vencê-lo foi motivo de orgulho e grande felicidade para todos nós”, comenta Paulo Secco.
Base tecnológica pronta para inovação contínua
Com a conclusão do projeto, a GOL está preparada para integrar tecnologias emergentes, como a Joule, inteligência artificial da SAP, que promete agilidade na tomada de decisão, aumento da produtividade e insights estratégicos.
“A conclusão do projeto dentro do prazo foi fundamental para manter a estabilidade operacional e atender exigências de compliance. Agora, temos uma base tecnológica preparada para o futuro, e com a infraestrutura que construímos, estamos preparados para um novo ciclo apoiados pelas ferramentas disponíveis para ampliar a nossa capacidade de inovação”, finaliza Luiz Borrego.













