A Facchini S/A, sétima maior fabricante de implementos rodoviários do mundo, anunciou o início da implementação do SAP Sustainability Control Tower, solução em nuvem que centraliza e automatiza a gestão de dados de sustentabilidade. Com dez fábricas no Brasil, 30 distribuidores e mais de 6.400 funcionários, a companhia busca integrar informações críticas ao SAP S/4HANA Cloud Private Edition, já em uso, transformando relatórios estáticos em indicadores dinâmicos e acessíveis em tempo real.
Redução do tempo de coleta de dados e aumento da confiabilidade
Atualmente, a coleta de informações para o Relatório de Sustentabilidade leva de três a quatro meses em um processo manual. A nova solução permitirá reduzir significativamente esse ciclo, garantindo maior confiabilidade, transparência e governança dos dados. A tecnologia reunirá métricas ambientais como inventário de carbono, consumo de água, uso de energia renovável e circularidade de materiais, além de indicadores sociais, incluindo diversidade, inclusão e segurança no trabalho.
“Nosso maior desafio sempre foi a consolidação de dados socioambientais, que demandava muito tempo e esforço manual. Com o SAP Sustainability Control Tower, teremos todas as métricas integradas, desde emissões de carbono e circularidade de materiais até indicadores sociais de diversidade e inclusão. Isso vai nos permitir produzir relatórios de sustentabilidade em tempo real, transformando em base para decisões estratégicas de gestão”, afirma Claudemir Brito, gestor de Sustentabilidade e ESG da Facchini.
Atendimento a clientes e fortalecimento da competitividade
A iniciativa também atende à demanda de clientes nacionais e internacionais, que exigem relatórios detalhados em processos de due diligence com até 600 questões. A solução reduzirá o tempo de resposta de semanas para poucos dias, fortalecendo a competitividade da empresa em mercados cada vez mais regulados e exigentes.
Segundo Pedro Pereira, diretor de Sustentabilidade da SAP para América Latina e Caribe, a Facchini se posiciona como uma das pioneiras da região ao adotar tecnologia que une transformação digital e responsabilidade socioambiental. “O diferencial do Sustainability Control Tower é permitir que relatórios deixem de ser documentos anuais e passem a fazer parte do dia a dia da gestão. Ao integrar indicadores diretamente ao ERP, com o apoio de inteligência artificial e automação, a companhia terá uma visão preditiva e estratégica para acelerar seu crescimento com responsabilidade”, destaca o executivo.
Inovação e metas de sustentabilidade reforçadas
Além de acelerar a geração de relatórios e apoiar a governança corporativa, o projeto cria bases para um novo ciclo de inovação. Os dados de sustentabilidade passam a atuar como memória viva, permitindo que agentes de inteligência artificial auxiliem na criação de estratégias mais assertivas, antecipando riscos e oportunidades em tempo real.
Com a implementação, a Facchini reforça a meta de 100% de uso de energia renovável até 2026, amplia práticas de economia circular que reaproveitam mais de 95% da sucata de aço gerada e fortalece sua agenda social, com mais de R$ 28 milhões destinados a entidades e projetos comunitários na última década. A integração entre tecnologia e sustentabilidade consolida a empresa como referência global em inovação e gestão sustentável.





