A Commvault, líder global em resiliência empresarial na era da inteligência artificial, apresentou a plataforma Cloud Unity como novo padrão para proteção de dados nativa da nuvem. Anunciada em 18 de novembro de 2025, a solução foi projetada especialmente para empresas cloud-first e ambientes híbridos, trazendo simplicidade operacional, escalabilidade acelerada e otimização de custos em ecossistemas multicloud.
A plataforma oferece descoberta automatizada, classificação inteligente e recomendações de políticas de proteção habilitadas por IA, permitindo que organizações ampliem sua resiliência em minutos com o melhor Custo Total de Propriedade.
Desafios crescentes de ambientes multicloud
Com a rápida expansão da adoção de nuvem, a descentralização intensificou problemas como ferramentas fragmentadas, políticas inconsistentes e baixa visibilidade. Segundo o relatório State of Multi-Cloud Risk Report, da Microsoft, 86% das empresas operam em ambientes multicloud. Além disso, quase metade dos gastos em nuvem é desperdiçada por falta de gestão adequada, conforme levantamento StormForge Kubernetes & Cloud Waste Survey.
A Cloud Unity responde a essa necessidade ao oferecer visão unificada do que está protegido e do que permanece exposto, além de evidenciar os benefícios de custo da infraestrutura Commvault em comparação com outras soluções e provedores.
Proteção entre nuvens, regiões e ambientes on-premises
A nova interface permite integrar facilmente cargas de trabalho de data centers e locais de borda, centralizando a governança de dados independentemente da origem. A plataforma cobre mais de 160 regiões de nuvem e oferece proteção para mais de 200 serviços, o que a posiciona entre as soluções mais abrangentes do setor.
“A integração simplificada para cada carga de trabalho, impulsionada pela descoberta e recomendações habilitadas para IA em uma experiência unificada na nuvem é uma verdadeira virada de jogo”, afirma Hamzah Mahafzah, diretor de arquitetura empresarial da NAJM, que completa, “veremos instantaneamente anomalias, identificaremos dados desprotegidos e tomaremos decisões mais inteligentes e rápidas, tudo isso enquanto impulsionamos um TCO mais baixo”.
Disponível nos marketplaces Azure e AWS
Com presença também nos marketplaces da Microsoft Azure e AWS, a plataforma permite que organizações:
- agilizem a integração com descoberta automática de cargas de trabalho e recomendações de políticas baseadas em IA;
- avaliem riscos de dados com relatórios de snapshots e níveis de proteção;
- visualizem análises de TCO e oportunidades de redução de custos;
- unifiquem proteção em múltiplas nuvens, regiões e contas;
- adotem recursos integrados de resiliência cibernética.
Gestão unificada como estratégia de negócios
“As empresas de hoje estão evoluindo da gestão de dados em silos para orquestração desses dados em diversos ambientes de nuvem”, afirma Shelly Kramer, analista principal da Kramer and Co. Ela complementa, “o lançamento da plataforma Commvault Cloud Unity agiliza essa mudança, simplificando o gerenciamento, ajudando as empresas a fecharem lacunas de proteção, otimizar custos e transformar a proteção nativa da nuvem de um fardo operacional em uma vantagem estratégica”.
Rajiv Kottomtharayil, diretor de produtos da Commvault, reforça o compromisso da empresa. “Queremos atender aos clientes cloud-first e híbridos onde eles estão hoje e onde estarão amanhã. Isso significa dar às empresas a velocidade, precisão, visibilidade e confiança para proteger, recuperar e reconstruir seus dados e aplicativos em qualquer lugar na nuvem, tudo por meio de uma experiência simples e inteligente”.













