A Celcoin, infratech financeira especializada em infraestrutura de pagamentos, banking e crédito, anunciou a aquisição da Vulkan Labs, startup focada em motor de decisão de risco orientado por inteligência artificial. A operação reforça a estratégia da empresa para ampliar sua capacidade tecnológica e apoiar o crescimento da vertical de crédito, que deve mais do que dobrar ainda este ano.
“Já contávamos com uma das esteiras de crédito mais completas do mercado. A aquisição da Vulkan nos permite antecipar tendências em um setor em transformação, cada vez mais marcado pela busca por eficiência, personalização e escala. Combinamos uma tecnologia validada e um time altamente qualificado para ampliar nossa capacidade de entrega”, afirma Marcelo França, CEO da Celcoin.
Plataforma no-code e automação em tempo real
Com a incorporação, a Celcoin passa a operar com o motor de decisão proprietário da Vulkan, uma plataforma no-code que orquestra múltiplas fontes de dados e automatiza decisões em tempo real. A ferramenta permite configurar fluxos personalizados, monitorar carteiras e acessar recursos de analytics com dashboards robustos, ampliando flexibilidade e eficiência para empresas de diferentes setores.
A estrutura da Celcoin também passa a integrar os fundadores da Vulkan Labs: Bruno Sztutman, economista formado pela USP e ex-cientista de dados no C6 Bank, e Antonio Pedro Vieira, engenheiro pela Unicamp com experiência em machine learning no Nubank e no C6 Bank. Ambos seguem na liderança da operação dentro da companhia.
“Fundamos a Vulkan para trazer mais flexibilidade e inteligência para a automação de decisões”, disse Antonio, cofundador da Vulkan. “Com a Celcoin, nos juntamos a uma infraestrutura que já conecta centenas de empresas e aceleramos a nossa missão. Clientes de todo o país poderão criar jornadas de decisão mais ágeis, seguras e personalizadas. Estamos muito animados com o que está por vir”, acrescenta Bruno.
Esteira completa impulsiona competitividade no mercado
A Celcoin mantém entre seus diferenciais uma esteira completa e modular que cobre todas as etapas do ciclo de crédito, do onboarding à recuperação. A plataforma integra recursos de background check, prevenção a fraudes, motor de decisão, simulação, propostas, emissão de CCB e NC, assinatura digital, cessão e endosso, gestão de ativos e régua de cobrança.
A solução da Vulkan adiciona ao portfólio um marketplace de dados conectado a bureaus e fontes externas como Open Finance, SCR e Serasa. A tecnologia, nativa em inteligência artificial, é aplicável a casos de uso que exigem decisões automatizadas com alta acurácia, como análise de risco, onboarding, compliance e prevenção a fraudes.
Consolidação no ecossistema brasileiro de infraestrutura financeira
A aquisição representa a sexta operação de M&A da Celcoin e reforça a posição da empresa como referência em infraestrutura financeira regulada no Brasil. “A Celcoin possibilita que instituições financeiras e empresas operem todas as modalidades em um único ambiente, com flexibilidade, padronização e eficiência operacional. Com a integração da Vulkan também aceleraremos o roadmap de inovação, expandindo o uso do motor de decisão para além do crédito”, afirma Sergio Meirelles, diretor executivo de Estratégia e M&A da Celcoin.
Atualmente, a divisão de crédito da Celcoin atende mais de 250 parceiros, entre eles Casas Bahia, Americanas e Pernambucanas no varejo, Super Sim, Robbin e Jeitto no universo das fintechs, e Cielo e Neon no setor financeiro, além de gestoras e empresas de diferentes segmentos.













