A Nutanix anunciou novos recursos em sua Nutanix Cloud Platform, desenvolvidos para ampliar a flexibilidade na implementação e na gestão de infraestrutura em ambientes distribuídos e em nuvens soberanas. O modelo de nuvem soberana garante controle total sobre dados e operações, mantendo-os sob jurisdição nacional e em conformidade com legislações locais, com foco em soberania de dados, operacional e digital.
As atualizações atendem organizações que executam aplicações tradicionais, modernas e de inteligência artificial, inclusive em cenários totalmente desconectados de provedores de nuvem. Com a expansão das empresas por diferentes regiões geográficas e ambientes multicloud, cresce a complexidade para atender requisitos regulatórios, manter a continuidade dos negócios e evitar dependência de um único fornecedor.
Mais controle, segurança e governança
As novas capacidades da plataforma oferecem mais opções para executar e governar a infraestrutura, tanto em ambientes próprios quanto em nuvens públicas. O objetivo é reforçar segurança, resiliência, controle e gestão global, além de ampliar o suporte a cargas de trabalho nativas de nuvem e de IA. Nesse contexto, a Nutanix também introduziu novos recursos de segurança nas soluções Nutanix Kubernetes Platform e Nutanix Enterprise AI.
“Com as arquiteturas de nuvem soberana se tornando uma prioridade determinante às empresas, estamos introduzindo diversos aprimoramentos no Nutanix Cloud Platform que ajudam os clientes a atenderem a essas necessidades sem abrir mão das vantagens de uma infraestrutura de nuvem distribuída”, diz Thomas Cornely, vice-presidente executivo de Gerenciamento de Produtos da Nutanix. “Essas novas capacidades oferecem aos clientes a clareza e o controle necessários para definirem seus próprios limites de soberania em ambientes distribuídos e que consigam aproveitar a resiliência e a flexibilidade que as nuvens distribuídas proporcionam.”
Avanços em segurança e ecossistema de parceiros
A NCP passou a oferecer gerenciamento orquestrado do ciclo de vida de múltiplos ambientes de dark site, além de opções de implementação on-premises para projetos com elevados requisitos de governança e controle. O Nutanix Central agora pode ser executado em ambientes on-premises controlados pelo cliente, e o Nutanix Data Lens também passará a operar nesse modelo, ampliando a segurança, a governança e a resiliência contra ransomware.
No ecossistema de parceiros, a Nutanix expandiu o suporte à solução Nutanix Government Cloud Clusters na Amazon Web Services, voltada a agências federais que precisam operar nuvens soberanas distribuídas com orquestração interna e sem dependência de SaaS externos. Para o Google Cloud, o Nutanix Cloud Clusters está disponível de forma geral em 17 regiões globais. Novas regiões da AWS e do Microsoft Azure nos Estados Unidos ampliam as opções de implantação alinhadas à soberania, enquanto, na Europa, o NC2 está disponível na nuvem da OVHcloud.
A Nutanix também concluiu auditorias e renovou certificações como SOC 2 Tipo 2 e ISO 27001, 27017, 27018, 27701 e 22301 para o NC2 na Azure e na AWS. Em 2025, o NC2 na Azure obteve a certificação CSA Star Nível 2, reforçando a conformidade com padrões globais de segurança, disponibilidade e privacidade.
Resiliência e continuidade dos negócios
Os novos recursos da plataforma fortalecem a resiliência operacional ao permitir a manutenção da disponibilidade das aplicações entre sites e regiões durante interrupções. As equipes passam a contar com opções avançadas de recuperação de desastres, ajustadas a cada carga de trabalho, com suporte a falhas simultâneas de até três sites ou regiões.
A integração de snapshots multicloud adiciona uma camada extra de proteção para objetivos de ciber-resiliência, enquanto políticas de segurança permanecem consistentes durante processos de failover e migração ao vivo. Para ambientes Kubernetes, a solução Nutanix Data Services for Kubernetes amplia proteções síncronas e assíncronas para dados em bloco e arquivos, atendendo aplicações modernas e nativas de IA.
Gestão unificada de ambientes distribuídos
A NCP também recebeu melhorias na gestão global, com o Nutanix Infrastructure Manager, nova ferramenta de automação que utiliza padrões de projeto validados para simplificar implantações e operações em data centers distribuídos. Um plano de controle de rede unificado oferece visibilidade centralizada de VLANs, redes virtuais e políticas de microsegmentação, abrangendo ambientes on-premises e de nuvem pública.
No suporte a Kubernetes e IA, os clusters do NKP passam a ser registrados automaticamente no Nutanix Prism Central, enquanto o Nutanix Enterprise AI adiciona um novo painel de métricas para modelos de linguagem, facilitando o monitoramento e a gestão das cargas de trabalho de inteligência artificial.





