No campo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics), a falta de representatividade e oportunidades é evidente. De acordo com o último estudo da UNESCO, dos 53% das mulheres que iniciam uma carreira na área de STEM, apenas 14% atingem os níveis acadêmicos mais altos. Mas a falta de representação não se refere apenas a força de trabalho STEM atual, como também de centralização de talentos STEM.
Apesar desses indicadores parecerem desanimadores, muitas empresas, como a NetApp, estão tomando medidas para fomentar a igualdade na educação STEM. Por meio de associações filantrópicas corporativas e voluntariado de colaboradores, as empresas podem contribuir para alcançar uma maior diversidade e inclusão nas áreas de TI e STEM.
Exploradores de dados
Nesse contexto, a NetApp criou o Data Explorers, um programa prático extraescolar que permite que os adolescentes desenvolvam habilidades críticas em ciência de dados. Desde o início do programa, mais de dois mil alunos de quatro países já participaram. O programa utiliza conjuntos de dados reais que se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas sobre questões que vão desde educação de alta qualidade até equidade sanitária e mudanças climáticas. Também envolve a análise dos alunos sobre os dados de suas próprias comunidades e, com a ajuda de funcionários voluntários da NetApp, podem realizar o gerenciamento de projetos sobre questões sociais enquanto aprendem sobre a aplicação de dados em várias profissões.
O programa incentiva o trabalho com organizações sem fins lucrativos dedicadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), com foco no desenvolvimento de jovens e da educação, levando experiência prática gratuitamente. Para permitir uma mudança social significativa, a NetApp está expandindo o programa Data Explorers com o objetivo de alcançar mais cinco mil alunos nos próximos dois anos e contribuir para uma melhor representação na STEM.
“Na NetApp, atender às necessidades de populações sub-representadas é fundamental para nossas metas de impacto social. Como líder em soluções baseadas em nuvem e dados, reconhecemos a fluidez de dados como uma das muitas habilidades necessárias para as futuras carreiras STEM ou qualquer carreira”, afirma Marcos Gaspar, District Manager da NetApp Brasil.
“Acreditamos que os dados capacitam os estudantes para que possam se tornar agentes de mudança e transformar o mundo em um lugar melhor. É por isso que estamos focados em preencher as grandes lacunas na educação de dados, especialmente em comunidades menos favorecidas. Estamos convencidos de que todos os alunos deveriam aproveitar todo o potencial que os dados oferecem”, finaliza Gaspar.