De acordo com a Digital TV Research, até 2026, a América Latina verá uma expansão significativa no número de assinantes de vídeo sob demanda, atingindo 116 milhões de usuários. Este cenário, em conjunto com a implementação de avançadas ferramentas de inteligência artificial, depende da interconexão eficaz de data centers (DCI). Essa tecnologia permite a entrega de vídeos, dados, conteúdo em nuvem e serviços com altíssima capacidade, escalabilidade, eficiência energética e gerenciamento simplificado.
Neste contexto em constante evolução, a Corning Optical Communications, um líder global na fabricação de fibra e conectividade óptica, apresenta a linha EDGE™ Rapid Connect. Essa inovação é especialmente desenvolvida para facilitar as implantações de DCI e as conexões entre data halls, incorporando os novos conectores Fast-Track MTP.
Desenvolvido em colaboração entre Corning e US Conec, o Conector Fast-Track MTP, com seu perfil compacto, possibilita a utilização de troncos pré-terminados com alças de tração de diâmetro reduzido. Essa característica torna possível a passagem desses troncos através de conduítes congestionados, uma tarefa desafiadora em ambientes de data centers de grande escala.
Giovani Machado, Gerente de Marketing da Corning para a América Latina, destaca a importância do EDGE™ Rapid Connect: “Operadores de data centers de hiperescala enfrentam desafios significativos, incluindo a necessidade de implementar grandes quantidades de fibras rapidamente e manter operações contínuas. O EDGE™ Rapid Connect foi projetado como uma ferramenta que simplifica o desenvolvimento de interconexões, ajudando os data centers a manter sua agilidade diante dos desafios presentes e futuros.”
Em cenários de implantação externa, a alça de tração de apenas duas polegadas de diâmetro das soluções EDGE Rapid Connect facilita a passagem através de conduítes existentes, simplificando a instalação. Essa inovação suporta até 270 quilos de tensão de tração, é à prova d’água e compatível com o conduíte interno MaxCell. A instalação é descomplicada, não exigindo processos ou equipamentos especiais.
Machado também destaca a crescente importância da indústria de data centers na América Latina, que está aproveitando a tendência de transformação digital na região. O aumento esperado de 35% no tráfego internacional de dados nos próximos cinco anos, impulsionado por serviços de streaming, jogos online e o advento do 5G, torna a demanda por data centers altamente interconectados ainda mais relevante. O EDGE™ Rapid Connect é a solução ideal para facilitar a passagem de mais de 10.000 fibras conectorizadas através de conduítes de quatro polegadas, acelerando projetos com maior segurança, resistência e velocidade nas conexões entre data centers.