A indústria brasileira está em pleno processo de digitalização e automação. No entanto, embora o número de empresas que adotaram a inteligência artificial tenha dobrado no último ano, passando de 4% para 9%, o progresso nessa direção ainda é consideravelmente lento. A principal barreira reside no nível de disposição de toda a indústria em abraçar plataformas e processos mais digitais. Esses são os resultados do “Índice de Automação do Mercado Brasileiro”, uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil.
Para impulsionar a transformação da indústria brasileira, a Infor, uniu forças com o Centro de Inovação e Tecnologia da GS1 Brasil. A parceria tem como objetivo conscientizar os líderes da indústria sobre a importância e os benefícios de modernizar seus processos logísticos para ganhar vantagens competitivas.
Waldir Bertolino, Country Manager da Infor, explica: “A parceria com a GS1 Brasil pretende demonstrar os benefícios da automação de processos usando a IA. Nossa experiência mostra que o uso dessa tecnologia pode reduzir os tempos de processamento de pedidos em até 30%, e temos casos internacionais em que a aplicação da IA gerou economia de custos anual na distribuição de mais de 1,5 milhão de dólares.”
A digitalização é um processo que ocorre há décadas e tem revolucionado diversos setores da economia brasileira. No entanto, ainda existem desafios significativos para alcançar a maturidade digital. O estudo aponta que 60% das empresas brasileiras possuem um sistema ERP, mas menos da metade delas utiliza uma plataforma para otimizar a gestão de seus armazéns. Apenas 43% das indústrias nacionais utilizam o Sistema de Gestão de Armazéns (WMS) para gerenciar seus estoques e centros de distribuição.
A pesquisa conduzida pela GS1 Brasil, que analisa detalhadamente a adoção e o uso de tecnologias de automação no mercado brasileiro, revela que a indústria ainda enfrenta desafios básicos no controle de seus estoques. A falta de tecnologia adequada nos armazéns e a falta de alinhamento entre a demanda e a produção resultam em custos elevados na cadeia de suprimentos, estoques desequilibrados e insatisfação dos clientes.
Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil, enfatiza o papel do Centro de Inovação e Tecnologia ao oferecer oportunidades para promover avanços na cadeia de suprimentos por meio da automação e tecnologias inovadoras. A parceria com a Infor visa mostrar como suas soluções podem impulsionar a adoção dessas novas tecnologias no mercado nacional.
Bertolino acrescenta: “Em primeiro lugar, as empresas precisam fazer o básico e fazê-lo bem, ou seja, ter uma gestão de estoque bem estruturada que ofereça controle sobre todas as atividades do armazém. Em operações em que implementamos o Infor WMS, observamos uma redução de custos de até 20% no cumprimento de pedidos e um aumento geral na produtividade de 15% a 40%. Esses são os tipos de benefícios da digitalização que queremos destacar com esta parceria.”
Abrir caminho para a IA na indústria
As expectativas em relação à inteligência artificial nos negócios estão levando as empresas a investir em tecnologia de ponta para acelerar a digitalização de seus armazéns. Aquelas que não conseguirem acompanhar esse movimento perderão espaço no mercado.
A adoção da IA, juntamente com outras tecnologias da Indústria 4.0, também contribui para a sustentabilidade dos negócios, permitindo que as empresas reavaliem seus processos produtivos para obter maior eficiência energética e reduzir o desperdício de recursos naturais.
Waldir destaca: “O mercado está se tornando mais exigente e está forçando as empresas a se comprometerem com a agenda ESG e buscar soluções digitais que permitam um maior controle sobre suas operações e uma gestão mais eficiente de seus armazéns. Na Infor, desenvolvemos nossas soluções dentro do ecossistema da AWS, cujos data centers são de 3 a 5 vezes mais eficientes em consumo de energia.”
A solução Infor WMS estará disponível para demonstração ao público e gestores interessados em conhecer suas funcionalidades e os benefícios que pode trazer para a digitalização da gestão de armazéns na indústria, em consonância com a agenda ESG.