sábado, 15 de novembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Tecnologia

Aoop lança assistente virtual com ChatGPT para transformação digital

Novo assistente virtual da Aoop, Bruce, foi desenvolvido com base no chatbot da OpenAI e na plataforma ServiceNow.

IT Section Por IT Section
26/10/2023 - 16:01
A A
0
Foto: Canva

Foto: Canva

CompartilharPostar

O uso de ChatGPT nas empresas tem se tornado cada vez mais comum. De acordo com uma pesquisa feita pela Reuters/Ipsos, ainda esse ano, 28% dos entrevistados afirmaram usar a ferramenta regularmente no trabalho. Contudo, para além de um apoio na rotina dos colaboradores, a tecnologia é capaz de auxiliar até mesmo as transformações digitais nas empresas.

Esse é o caso da Aoop, principal consultoria capaz de solucionar a automação e aceleração de estratégias digitais das empresas no Brasil, que criou o Bruce, seu novo assistente virtual, com base no chatbot da OpenAI e na plataforma ServiceNow.

O assistente utiliza de uma funcionalidade da tecnologia desenvolvida pela OpenAI, que permite a integração via uso de APIs. Além disso, o desenvolvimento foi feito a partir da ServiceNow, que oferece a possibilidade de chatbot e de um Agente Virtual. Dessa forma, quando um cliente da Aoop interage com o Bruce, presente no site interno da empresa, ele fornece as respostas dadas pelo Chat GPT com base nas orientações dadas pela organização.

“Nós experimentamos personalizar o Chat GPT por meio do envio de um contexto pré-definido. Definimos sua identidade, personalidade, quais informações importantes ele deve saber, como detalhes sobre a empresa, produtos ou serviços, e as limitações ou regras que deve seguir, como evitar certos tópicos, manter um tom específico ou não fornecer conselhos médicos”, explica Luiz Cesar Baptistella, CEO e fundador da Aoop. “Fizemos alguns testes com a ferramenta para ajustar da forma mais adequada possível e já colocamos para funcionar”, pontua.

Identidade e eficiência

Criado com o objetivo de proporcionar eficiência operacional, liberando a equipe de suporte para se concentrar em problemas complexos, reduzindo, assim, custos, o Bruce é um assistente virtual desenvolvido para orientar os clientes e colaboradores da Aoop, sem a necessidade de interação humana, sendo capaz de oferecer dicas e insights de forma simples e objetiva para serem aplicados nas empresas.

A decisão está alinhada com o padrão de consumo atual do público. De acordo com um estudo realizado pela Ilumeo, a maioria dos brasileiros já fez uso de algum assistente virtual. A pesquisa indica que houve um crescimento no uso da ferramenta por voz em smartphones, que passou de 87% para 91% em dois anos.

Inspirado no personagem de “Procurando Nemo”, que leva o mesmo nome, Bruce carrega a identidade da Aoop na hora de atender os clientes e colaboradores da empresa. “Quando pensamos em criar um assistente virtual, tínhamos a intenção de que fosse algo lúdico, mas, ao mesmo tempo, que tivesse nossa identidade. O tema não tinha como o tema ser outro, afinal de contas, aqui na Aoop, somos um time de Sharks”, conclui Baptistella.

Tags: AoopChatGPTTransformação Digital
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Canva
Tecnologia

DXC lança Xponential, modelo que acelera adoção de IA em larga escala

Foto: Canva
Tecnologia

Vocom amplia comunicação corporativa com IA e novas funcionalidades

Foto: Pexels
Tecnologia

Odisseia AI apresenta o Customer Operating System, evolução do CRM

Foto: Divulgação
Tecnologia

SEIDOR lança ferramenta para reduzir gastos com contratos SAP Cloud

Próximo Artigo
Foto: Canva

SoftwareOne abre vagas para profissionais de TI

Por favor, faça login para comentar

Recomendado

Foto: Canva

Trybe oferece cursos gratuitos de tecnologia para iniciantes

Foto: Divulgação

Kaspersky SD-WAN: Conectando redes distribuídas com segurança

Foto: Divulgação

Agasus Microcity anuncia reposicionamento e apresenta nova marca

Trending

Foto: Divulgação

O profissional de TI é o talento humano que dá sentido à Inteligência Artificial

Foto: Divulgação

Desconfie sempre: como o modelo Zero Trust contribui para aperfeiçoar a estratégia de cibersegurança

Foto: Canva

Senior Sistemas adquire a Konviva para fortalecer oferta de educação corporativa

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia

Últimas

Foto: Divulgação

Segurança cibernética 5.0: Quando a defesa aprende a pensar

Foto: Canva

DXC lança Xponential, modelo que acelera adoção de IA em larga escala

  • Sobre
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.